2012/11/19

As Ondas de Choque


Hoje não temos uma curiosidade explicada mas sim uma visual.
Vejam só a onda de choque que acontece com o detonar de uma bomba, e que normalmente passa completemente despercebido aos nossos olhos:



Muitas das vezes esta onda de choque provoca muitos mais danos do que a explosão propriamente dita, pois expande-se por uma área bastante superior à da explosão visível, sendo criada pela rápida expansão do ar causada pela explosão, gerando um diferença de pressão muito grande! Basta ver pelas imagens que ela até deforma a luz, o que já nos permite ter uma ideia das forças envolvidas.

[por Pedro Cabido]

Ed. No caso de explosões subterraneas, há um vídeo bastante explícito de um teste nuclear onde podemos ver as ondas de choque a causarem verdadeiras "ondas terrestres", com o solo a deformar-se como se fosse um líquido. Mas, não dei com ele no YouTube para o colocar aqui..

7 comentários:

  1. Não sei se é este o video que falou, mas de qualquer das maneira é relacionado com explosões nucleares subterrâneas http://www.youtube.com/watch?v=UPwSN9gUG5c

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, era um mais antigo a preto e branco (provavelmente dos anos 50/60) - mas esse que mandaste é igualmente impressionante! :)

      Eliminar
  2. Pode ser este
    http://www.youtube.com/watch?v=S1f6vbiuUt0&feature=fvwrel

    ResponderEliminar
  3. @Carlos,

    Será este o vídeo,
    http://www.liveleak.com/view?i=7b1_1311033985

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é esse... era um filme a preto a branco (ou pelo menos, sem grandes cores! :)

      Eliminar
  4. Só uma pequena correção. Não é por causa da explosão ser forte ou da diferença de pressão que a luz é deformada e sim pela diferença de temperatura do ar superaquecido. Esta diferença de densidade é que causa a refracção da luz, tal como quando uma estrada esta muito quente e se vêem "ondas" a sair da superfície.

    ResponderEliminar