2012/12/30

Como Focar numa Câmara Range Finder


Se gostam de fotografia, poderá dar-se o caso de a certa altura se depararem com uma câmara range-finder nas mãos... e sentirem-se um pouco perdidos na altura de tirar uma foto e descobrirem que coisas com o auto-focus não estão disponíveis, e que ao olharem pelo visor vêem sempre uma imagem nítida, mas com um estranho "fantasma" sobreposto em parte da imagem.

Ao contrário das mais populares SLR, onde aquilo que se vê no visor corresponde à imagem que a câmara vai capturar, numa Range Finder aquilo que vemos no visor - com óptica independente - é apenas uma representação aproximada do que irá ser captado. Poderão até ter a lente principal completamente tapada (com a mão ou outro objecto), que isso em nada irá afectar o que vêem no visor pelo qual espreitam.

Portanto, de nada vos serve mexer no anel de focagem, esperando ver uma imagem a focar-se e desfocar-se como numa SLR.

Então, como é que se focam as imagens numa range finder?

O princípio é sempre o mesmo... temos que saber a distância a que está o objecto que queremos focar, e essa distância pode ser estimada usando um sistema óptico que sobrepõe duas imagens:


Para focarmos, temos que ajustar a lente até que a imagem sobreposta fique completamente alinhada com a imagem real no ponto em que desejamos focar.




Se estão a interrogar-se se este tipo de câmaras ainda faz sentido hoje em dia... a verdade é que... já não faz. Uma câmara digital "pura", tipo uma Sony NEX, combina as vantagens de uma SLR com a de uma Range Finder, dispensando os espelhos e prismas volumosos das SLR, mas permitindo ainda assim ver a imagem tal como é vista pela lente. No entanto, haverá sempre fotográfos nostálgicos que queiram sentir o "gosto" de tirar fotos com uma Range Finder, tal como há quem ainda se divirta a jogar jogos arcade clássicos quando poderia estar a jogar os mais recentes jogos com gráficos foto-realistas.

Seja como for, agora já não precisarão ficar horrorizados a imaginar porque motivo estão a ver "fantasmas" através do visor destas câmaras. :)

1 comentário:

  1. Não consigo perceber por que motivo alguém é capaz de pagar quase 10 mil euros por uma máquina fotográfica destas.

    Simplesmente ultrapassa-me, mas sou eu que percebo pouco de fotografia.

    ResponderEliminar