2012/12/17

Fastbook - um Facebook em HTML5 bem feito


A recente decisão do Facebook decidir abandonar a sua App híbrida em HTML (semi-nativa, semi-web app) e optar por uma função nativa a 100%, com a desculpa que era necessário para aumentar o desempenho, não deixou de causar estranheza em todos aqueles que sabem que... é possível fazer as coisas bem feitas.

Como seria de prever, não demorou até que os criadores do Sencha (um framework HTML5) decidissem desmistificar a questão... e para isso, nada melhor que criarem uma app do Facebook idêntica à App nativa... mas completamente feita em HTML5: o Fastbook.





Para além de ficar mais que demonstrado que, para este tipo de app, o HTML5 é mais que válido - e pode ser "bem feito", com desempenho quase idêntico ao que se pode ter numa App nativa - descobrimos também que a própria app "nativa" do Facebook afinal continua a ter bastantes conteúdos que não passam de páginas HTML.


Por outro lado, aqui estamos a ver isto a correr num iPhone 4S que é um aparelho recente e ainda bastante veloz. Mais interessante seria também fazer este teste num velhinho iPhone 3GS, por exemplo... para ver se mesmo nesse caso o desempenho de ambas as Apps seria igualmente idêntico.


Ninguém pode negar que há situações em que uma App nativa é a solução mais apropriada (e por vezes a única forma) de atingir  um certo objectivo - no entanto, há também que ter em conta que por vezes o probema de alguma coisa ser "lenta" não está propriamente na linguagem ou tecnologia escolhida... mas sim no facto de não se saber tirar o melhor partido dela e "dar a volta" às suas eventuais limitações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)