2012/12/31

Hyundai quer Fechaduras NFC nos Automóveis


Ainda hoje passamos por umas chaves wireless que deixaram de abrir automóveis devido a interferência de uma rádio pirata, mas isso não parece assustar a Hyundai que quer transformar os smartphones com NFC em chaves do automóvel.

Tendo em conta a confiança que já depositamos nos nossos smartphones, para pagamentos e todo o tipo de coisas "valiosas", não me parece que a ideia seja assim tão descabida - e sendo certamente muito mais apelativa que a "roubalheira" que muitas marcas cobram para disponibilizarem chaves com este tipo de tecnologia (nalgumas marcas, escolher a opção por um sistema de "keyless entry" é equivalente a comprar um (ou dois) smartphones topo de gama!)

O que me parece essencial é que este tipo de coisas fosse feito de forma standard, para que os utilizadores tenham a liberdade de poder programar os códigos a seu gosto, e assim possibilitando que possam usar o smartphone que bem entenderem.

Tal como acontece com as chaves wireless, com este tipo de sistema o smartphone poderia conter também todo um conjunto de informações: como a posição dos bancos e espelhos, programação do rádio, e também uma lista de destinos para o sistema de navegação. A única coisa que seria necessário resolver é como se entraria no carro caso o NFC não cooperasse... já que se tivessemos que carregar uma chave "de backup"... lá se ia o propósito inicial de evitar andar com mais alguma coisa no bolso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)