2012/12/03

Lâmpadas FIPEL Superam CFL e LED?


Preparem-se para adicionar o estranho nome FIPEL ao vosso vocabulário em breve. Esta é uma nova tecnologia que pretende substituir as lâmpadas fluorescentes e CFL, e que até pode competir com os LEDs em termos de eficiência - ao mesmo tempo que produz uma tonalidade de luz bastante mais agradável e natural.

Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, em vidro e com compostos químicos perigosos, e que também emitem zumbidos que irritam muitas pessoas (eu incluído!), estas lâmpadas são feitas em plástico que pode ser moldado em qualquer formato que se deseje: desde paineis planos a "lâmpadas" de formato tradicional.

A tecnologia FIPEL (field-induced polymer electroluminescent) cria luz usando um polímero que converte a corrente em luz, e tem uma eficiência duas vezes superior às CFL, o que as coloca a par com os LEDs actuais. Quanto à longevidade, os investigadores têm um protótipo a funcionar nos seus laboratórios há quase uma década.

Tudo o que falta é chegarem ao mercado (o que deverá acontecer já em 2013) e ter um preço que rapidamente nos faça abandonar as CFL.

[via Physorg]

1 comentário: