2012/12/03

Lâmpadas FIPEL Superam CFL e LED?


Preparem-se para adicionar o estranho nome FIPEL ao vosso vocabulário em breve. Esta é uma nova tecnologia que pretende substituir as lâmpadas fluorescentes e CFL, e que até pode competir com os LEDs em termos de eficiência - ao mesmo tempo que produz uma tonalidade de luz bastante mais agradável e natural.

Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, em vidro e com compostos químicos perigosos, e que também emitem zumbidos que irritam muitas pessoas (eu incluído!), estas lâmpadas são feitas em plástico que pode ser moldado em qualquer formato que se deseje: desde paineis planos a "lâmpadas" de formato tradicional.

A tecnologia FIPEL (field-induced polymer electroluminescent) cria luz usando um polímero que converte a corrente em luz, e tem uma eficiência duas vezes superior às CFL, o que as coloca a par com os LEDs actuais. Quanto à longevidade, os investigadores têm um protótipo a funcionar nos seus laboratórios há quase uma década.

Tudo o que falta é chegarem ao mercado (o que deverá acontecer já em 2013) e ter um preço que rapidamente nos faça abandonar as CFL.

[via Physorg]

2 comentários:

  1. O que imite zumbidos nas lâmpadas fluorescentes é o ballast / driver, e só quando é magnético. Hoje em dia as novas lâmpadas fluorescentes têm um ballast electrónico de alta frequência que não faz barulho...

    As lâmpadas fluorescentes podem ser lineares (tipo as que se veêm nos escritórios), que se chamam Linear Fluorescent Lamps (LFL), ou compactas, chamando-se Compact Fluorescent Lamps (CFL). Assim, estas últimas também são fluorescentes.

    ResponderEliminar
  2. Onde eu posso comprar estas lâmpadas com a tecnologia FIPEL?

    ResponderEliminar

[pub]