2012/12/03

Mitsubishi Abandona RPTVs


É um dia triste... mas que se tornava inevitável. A Mitsubishi anunciou que vai abandonar o fabrico de RPTVs - ou seja, os volumosos caixotes com ecrãs "gigante" que na prática funcionavam como um retroprojector.

Durante muitos anos, este era o único sistema que permitia ter um ecrã de grandes dimensões a custo "relativamente" económico. E mesmo nesta altura em que os LCDs dominam, e já se fala de ecrãs de 84" e 4K de resolução, admito que não me importaria nada de ter um dos seus modelos RPTV de 92"... que agora podem ser comprados por menos de $2500!

E que dizer então dos LaserVue, com lasers para produzir cores verdadeiramente puras com que as outras tecnologias não podem competir?

Mas... parece que o tempo já lá vai em que as pessoas (e os fabricantes) estavam dispostos a ter grandes caixotes na sala. E é certo que nem tudo eram rosas com os RPTV, que muitas vezes tinham complexas operações de calibração e afinação para estarem ao nível do que se desejava.

De qualquer forma, tendo eu tido um RPTV (que foi precisamente a única forma economicamente viável na altura de eu poder ter um ecrã de 50") que ainda hoje continua a funcionar - como novo, depois de ter simplesmente trocado a sua lâmpada - não posso deixar de olhar com um certo saudosismo para estes "caixotes".

Bem... lá vou eu colocar de parte a hipótese de um dia ter um ecrã de 92" a preço acessível... ou no mínimo, terei que aguardar mais 5 ou 10 anos para que um LCD dessas dimensões baixe de preço para valores aceitáveis.

2 comentários:

  1. Mas ainda se fabricava disto? :O

    ResponderEliminar
  2. O meu Samsung SP50 continua a bombar também, troquei-lhe a lâmpada há 3 meses e ficou como novo!

    ResponderEliminar