2012/12/03

Notícias do Dia

Entramos no mês de Dezembro com excelentes notícias, pois o Aberto até de Madrugada acaba de superar a bonita marca do meio-milhão de pageviews mensais (e muitas e excelentes prendas vamos ter para vos dar ao longo deste mês, começando pelos habituais livros da O'Reilly). Mas até lá, fiquem com as notícias do dia... e o meu muito obrigado por nos acompanharem diariamente - ou ocasionalmente - desse lado. :)


Compras Online entregues no próprio dia


Hoje em dia os consumidores já não se dão por satisfeitos por poderem fazer encomendas a partir do seu computador ou smartphone... mas querem também que as mesmas cheguem o mais rapidamente possível. (Penso que será uma tendência quase inevitável que logo a seguir ao clique de finalizar a compra, se vá logo ver o estado da encomenda.)

Por vezes, essa urgência poderá ser mesmo urgente ao ponto de se aceitar pagar um valor adicional para que a compra seja entregue no próprio dia.

O EBay e a Amazon estão a testar programas piloto, que fazem essas entregas nalgumas cidades. No caso do Ebay Now é mais um serviço de 50 mensageiros que estão à disposição dos clientes para que façam uma compra e as entreguem no destino, no menor espaço de tempo possível.

... Parece-me que algo deste tipo no Porto e Lisboa também teriam sucesso. Alguém quer avançar com uma start-up? :)



Google compra Buffer Box


 Ainda relacionado com a "dificuldade" das entregas, certamente já terão reclamado por a maiorias das estações dos correios estar fechada no período que mais daria jeito... a quem trabalha.

Chegam ao final do dia a casa, e descobrem que têm um papel a dizer que têm que passar nos correios para levantar uma encomenda... mas para o fazerem terão que roubar algumas horas ao trabalho. A Buffer Box é uma empresa que disponibiliza cacifos de entrega (e eventualmente recolha?) em locais públicos, e que pretende resolver esse problema, com as encomendas a poderem ser depositadas num cacifo na localização mais conveniente, de modo a que o comprador a possa levantar com maior comodidade.

A ideia é simples... e convenceu o Google. Agora é só esperar que isto se alargue ao resto do mundo, e que o Google os ponha em uso para entregar os seus produtos - e não só. Não me admirava nada que o Google apontasse armas à Amazon e começasse a disponibilizar mais produtos e bens "físicos" na sua loja.

Agora só falta acertarem de vez com um nome decente, em vez do absurdo Google Play (que tal como o Google Drive... são escolhas bastante infelizes!)


Clix com nova Imagem

Também o Clix aproveitou o final do ano para seguir as novas tendências web e se apresentar aos visitantes com um visual renovado. O novo site Clix.pt dá uso ao "responsive design" que se adapta automaticamente à dimensão da janela do browser ou do tipo de equipamento utilizado (computador, tablet ou smartphone) e apresenta um visual "Clean & White" que dá o foco principal aos conteúdos.


BitTorrent quer ser visto como ferramenta Legítima


Em 2013, o BitTorrent vai novamente tentar a sua sorte junto de Hollywood e demonstrar que os torrents não são "tabu". A Indústria do entretenimento, dos filmes (mas não só, também a música, jogos, etc.) certamente já terá reparado o quanto custa arranjar uma plataforma eficiente de distribuição de conteúdos com gigabytes.

Não é por acaso que os "piratas" utilizam este protocolo para rapidamente partilharem os conteúdos ilegais por todo o mundo, sem necessitarem de nenhuma infraestrutura especial. Usando os torrents, cada utilizador partilha parte da sua largura de banda para reenviar os dados que recebe para outras pessoas, e por isso o sistema é praticamente auto-sustentável, ajustando-se automaticamente quer se tenha apenas meia-dúzia de pessoas a fazer um download... ou 10 milhões.

Vamos lá ver se é desta que o estigma de ser associado às partilhas ilegais é ultrapassado, e os grandes estúdios olham para o BitTorrent com olhos de ver - e como um primeiro passo para se aproximarem dos consumidores sem os encararem como criminosos.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

1 comentário:

  1. Carteira, porta chaves, (para óculos não deve haver) ... carro (às vezes não sei onde o estacionei), cabeça (também a perco), etc., etc.

    Uma tecnologia muito útil para pessoas como eu :)

    http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2926575&seccao=Tecnologia

    ResponderEliminar