2012/12/05

Notícias do Dia

Já estamos a oferecer o livro O'Reilly eleito este mês - Practical Vim - para todos os fãs (e pretendentes a fãs) deste popular, mas "estranho", editor de texto. E hoje temos também em destaque a muito aguardada análise ao Asus PadFone 2 que está prestes a chegar às lojas nacionais - a par da nova App de Gmail para iOS... que continua a surpreender-nos com coisas negativas.


Google com resultados em "Carrossel"... no iPad


Para quem fizer alguns tipos de pesquisa no iPad, o Google passa a apresentar os resultados numa barra horizontal no topo que pode ser rapidamente deslizada para revelar novos resultados.

É uma forma bastante prática para rapidamente percorrer lojas, restaurantes, e outros tipos de resultados. Mas considerando que também os "PCs" começarão agora a ter touchscreens (e de forma cada vez mais marcada, com a chegada do Windows 8), não sei porque razão o Google limitou isto ao iPad. Então... o objectivo da web não é ser "universal" e para todos? E pior ainda... como justificam deixar de fora o seu próprio Nexus 7 e Nexus 10?



Instagram corta acesso à pré-visualização no Twitter 


Poderia parecer uma resposta à velha moda do "cá se fazem cá se pagam"... mas o Instagram pelo menos tem uma justificação mais plausível para o facto de deixar de colaborar com o modo de pré-visualização do Twitter (serviço que também tem abusado do seu poder para restringir o acesso a todo o tipo de serviços e Apps que achem não se "enquadrar" com o que pretendem). Neste caso, o Instagram também pretende que as suas fotos sejam visualizadas onde devem ser - no seu próprio site - e por isso, as pré-visualizações que agora são apresentadas no Twitter não estarão correctamente dimensionadas. (Que por muitos será considerado como uma resposta ao facto do Twitter ter recentemente bloqueado o acesso à funcionalidade de "encontrar amigos" do Instagram, que usava o Twitter.)

... É tudo muito bonito, mas parece ficar demonstrado que inevitavelmente lá chega a altura em que todos começam a achar que estão melhor "sozinhos" do que com certas parcerias.

Posso dizer que só estou à espera que o Twitter tome uma qualquer posição que afaste de vez os seus utilizadores, e talvez seja dessa que eu passe a usar o G+ como "rede social" principal (talvez em Março, quando eles cortarem o acesso a mais umas dúzias das suas APIs?)


UE Multa Philips, LG e outros por Cartel nos CRTs

Já poucos se reccradarão dos tempos em que em cima das secretárias e móveis tinhamos volumosos CRTs a servir de monitor e televisões, mas a UE parece não ter deixado passar em claro os atropelos que se terão passado nessa altura, quando Philips, LG, e outros fabricantes, acertavam em segredo os preços e práticas de forma a maximizar o seu lucro.

Agora, vão multar as empresas responsáveis, num montante que ascende a 1.47 mil milhões de euros.

Já nos LCDs, também algumas destas mesmas empresas foram multadas por práticas ilegais de concertação de preços há cerca de dois anos atrás. Pelo que se poderá concluir que mais que um caso isolado, isto mais será "parte integrante" desta (e de outras?) indústrias?



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)