2012/12/28

ODROID U2 apresenta Quad-Core ARM de Luxo a preço de Saldo


Já todos conhecem o popular Raspberry Pi, que veio reavivar o interesse no desenvolvimento e utilização de micro-computadores a preços verdadeiramente acessíveis. Mas, se nos vossos projectos se depararem com as suas limitações - já que o seu CPU ARM a 700Mhz permite fazer muito, mas não "tudo" o que se possa querer fazer - e precisarem de algo um pouco mais potente... poderão querer espreitar este ODROID-U2.



De tamanho extremamente compacto, o principal atractivo deste ODROID-U2 está no seu CPU ARM quad-core Exynos4412 Prime a 1.7Ghz. Trata-se de um dos mais recentes e potentes CPUs disponíveis actualmente, que já utiliza núcleos Cortex-A9, acompanhado por um GPU Mali-400 Quad Core a 440Mhz, e 2GB de RAM, e que aqui fica disponível por um preço bastante atractivo de apenas $89 dólares.

Como é costume, vem equipado com portas USB, Ethernet, micro HDMI, microSD, e poderão usá-lo com Android 4.x e Ubuntu 12.10. (Se precisarem de mais portas USB podem espreitar o ODROID-X2.)


Igualmente interessante é a existência de um slot eMMC, que permite igualmente expandir a capacidade de armazenamento desta board com módulos eMMC de 8, 16 e 64GB, com velocidades que são cerca do dobro das que são possíveis com cartões micro SD Class 10.




A correr XBMC:


Ou a fazer processamento de imagem com câmaras 3D, OpenNI e OpenCV:

10 comentários:

  1. Alguém ja testou? Vou comprar um pra mim!

    ResponderEliminar
  2. Eu uso o ODROID-X2, que é basicamente igual ao U2 mas com mais saídas (e.g. 6 saídas USB).

    Vou colocar o mesmo comentário que pus no br-linux:



    Eu tenho o ODROID X2 que é um irmão do U2 mas com mais portas para periféricos. É um ARM muito competente mesmo, e o Ubuntu pra ele (versão 12.04 ainda, Linaro 12.11) ainda está no entanto num estágio em que precisa de ajustes.

    Veja que o preço de US$ 89 é dele bem cru, não inclui nem a fonte de alimentação e embora você possa bootar de um SD, geralmente a SD torna muito lento, e pra comprar um chip eMMC de 16 GB você tem que pagar US$ 39 e mais o frete. E os impostos, já que como vem pela Fedex fatalmente incidirão, e são altos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então nem vale a pena comprar pra instalar em um cartão sd classe 10?

      Eliminar
  3. Ola,
    Meu nome e Mauro e sou um dos desenvolvedores da plataforma.
    Como o amigo disse acima, estamos melhorando o suporte. U2 ganhou suporte a 3D 1PP apenas e soft decode de videos na nossa imagem Beta.
    X/X2 tambem estao para ganhar. Assim que eu terminar os uploads ;)
    Fico a disposicao para duvidas e questoes ;)

    Atualmente a imagem do X2 ja melhorou muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mauro, obrigado pelo comentário. Votos de sucesso para o ODROID. :)

      Sempre que houver novidades podes enviá-las para o abertoatedemadrugada@gmail.com (e se tiverem alguma unidade disponível para review... cá estaremos também para fazer um teste mais elaborado. :)

      Eliminar
    2. Mauro,

      Sabe de alguma loja que entrega no Brasil e/ou algum revendedor local?

      Abraços,

      Eliminar
  4. acabei de comprar uma X2... barbaridade como é rapida!

    ResponderEliminar
  5. Ola Mauro.
    Estou bastante interessado nesta plataforma, no entanto mandar vir para Portugal daí nem vale a pena pensar nisso devido aos impostos pois terá de passar pela alfandega.
    Sabe de alguma maneira de comprar o Odroid a partir da Europa?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Olá, eu não entendo nada de programação, portanto é possível eu mecher em um desse? a idéia é de um computador portátil para uso principalmente com vídeos.

    Se eu comprar ele já vem com algum sistema operacional?

    ResponderEliminar
  7. Para conseguir um kit completo e a funcionar qual o valor?

    ResponderEliminar