2013/01/07

Connected Car da Delphi põe qualquer Carro sob Controlo


Muitas pessoas já se renderam à comodidade e eficiência da domótica, que nos permite controlar e monitorizar tudo o que se desejar em suas casas, muitas vezes bastando encaixar simples módulos nas tomadas. E se tal fosse também possível nos automóveis? Com o Connected Car da Delphi, é precisamente o que acontece.

Este pequeno módulo encaixa-se na porta OBDII que existe em qualquer automóvel recente, e a partir daí dá-vos acesso a inúmeras funcionalidades "futuristas"!


Por exemplo, podem abir o vosso automóvel sem usarem chaves; verificar o funcionamento do motor (e monitorizar o tipo de condução que foi feita - ideal para condutores que emprestem o seu automóvel aos filhos ou amigos e queiram verificar que não houve abusos); saber onde está o veículo, com registo dos trajectos, e possibilidade de enviar um alerta caso saia de uma certa zona pré-programada; etc. etc.

Obviamente, já dará para perceber que este pequeno módulo conta com um GPS e comunicação celular (nos EUA será comercializado em parceria com a Verizon), sendo que podem aceder a todos estes dados a partir de uma App no vosso smartphone, ou através de um portal da Delphi na Web.



O grande segredo deste Connected Car estará no preço. Já sabemos que existem muitos equipamentos que quando combinados podem fornecer resultados semelhantes - mas provavelmente à custa de maior complexidade de instalação, e obrigando a saltitar entre serviços. Se este Connected Car conseguir oferecer esta comodidade e simplicidade de "plug-and-play" a um preço atractivo... parece-me que será uma fórmula de sucesso!

E mesmo que o preço seja elevado, a ideia parece-me boa demais para que não surjam rapidamente alguns clones de outros fabricantes a preços mais atractivos. De qualquer forma, fica a sugestão para que um dos nossos operadores de telecomunicações apanhe este brinquedo e o traga para o nosso país!

5 comentários:

  1. Eis que temos mais um vector de ataque aos nossos carros :)

    ResponderEliminar
  2. A seguir metam isto no droid para curtirem: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.prowl.torquefree&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsIm9yZy5wcm93bC50b3JxdWVmcmVlIl0.

    ResponderEliminar