2013/01/16

Estradas Mais Luminosas na Holanda


Contrariando a tendência que nalguns países tem sido seguida - de desligar a iluminação pública e das estradas, para poupar dinheiro - na Holanda vão-se expandir as estradas luminosas para algo bem mais futurista e que permitirá aumentar a segurança ao mesmo tempo que se poupará dinheiro.

Ainda durante este ano começarão a ser aplicadas as primeiras estradas luminosas de nova geração, que dão uso a tinta fosforescente que brilha no escuro. Depois de um dia de sol, esta tinta brilha durante cerca de 10h, e é bem previsível a ajuda que dará a todos os condutores (e com a vantagem de não gastar electricidade).

Mas a coisa não se fica por aqui...


Estas estradas contarão também com tintas especiais sensíveis à temperatura, que permitirão indicar se há risco de gelo na estrada, surgindo o desenho de flocos de neve sempre que a temperaturas descerem abaixo -5C. E mais para o futuro, estão planeados ainda mais avanços, como faixas prioritárias para veículos eléctricos que permitirão recarregar o carro em andamento; pequenas "flores" luminosas com LEDs para colocar nas bermas, que funcionam com a energia eólica; e luzes interactivas nos rails que vão acompanhando a posição dos automóveis.


Embora o futuro vá seguindo em direcção aos automóveis sem condutor, que serão capazes de circular em segurança mesmo numa estrada completamente às escuras, o que é certo é que ainda teremos muitas décadas com humanos ao volante... e por isso mesmo, parece-me que este tipo de tecnologia é altamente recomendável e desejada.

Portanto... da próxima vez que forem a conduzir e virem os traços da estrada a brilhar no escuro, não se preocupem que não é nenhuma invasão extra-terrestre! :)

4 comentários:

  1. Aqui pergunta-se como é que ninguém pensou nisto antes? Imagine-se o jeito que não da numa noite de nevoeiro cerrado que não se ve mais de 3 metros...

    ResponderEliminar
  2. Na prática vão pintar as estradas com tinta de aeroportos penso eu de que.....

    ResponderEliminar
  3. Que fixe, aquela primeira imagem faz-me lembrar o tron. Heheh.

    ResponderEliminar
  4. Isto vindo de um país em que as bicicletas são rainhas.

    ResponderEliminar