2013/01/28

iPhone 5 ganha 4G em Portugal com iOS 6.1


Estava prometido há muito, e finalmente... cumpriram. Com a actualização para o iOS 6.1, os iPhone 5 passam finalmente a ter suporte para as redes LTE/4G nos três operadores nacionais: TMN, Vodafone e Optimus. (E claro, também o iPad 4 e iPad Mini com 4G).

Esta será a novidade mais aguardada do iOS 6.1, que conta também com muitas correcções de segurança, a possibilidade de comprar bilhetes de cinema no serviço Fandango via Siri (só para os EUA - ainda vamos ter que aguardar pela chegada do iPhone ao Brasil para termos Siri em português), a possibilidade dos utilizadores iTunes Match poderem descarregar músicas individuais da iCloud (será caso para perguntar, porque motivo não o seria desde o início?), e um botão que permite fazer reset ao identificador para publicidade - de forma a garantir a privacidade dos utilizadores sempre que o queiram.


Claro que para nós... o que interessa mesmo será ver que tal as redes 4G dos nossos operadores se comportam. E eu por mim já me dava por feliz por ter cobertura 3G minimamente decente em casa e no trabalho... pois de nada me serve sonhar com 4G, quando por vezes nem sequer uma chamada de voz se consegue fazer em condições.

Toca a actualizar... e depois vos direi as diferenças (para melhor ou para pior! :)

7 comentários:

  1. Já actualizei, ainda não tenho 4G. Agora não sei se é preciso mudar alguma coisa no tarifário ou não.

    ResponderEliminar
  2. Aqui pelas minhas bandas que, segundo o site da Optimus tem LTE, na barra superior do iPhone, de vez em quando aparece LTE (com sinal fraco) e depois muda para 3G (com sinal forte).

    Eu, que desligava "religiosamente" o 3G para poupar bateria, agora acabou-se. Onde estava on/off para 3G está agora para LTE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa deu.
      Medido com a app Speed Test, em Mbits, na zona das Amoreiras, na rua, rede Optimus:
      - Download: mínima 17,4, máxima 19,3
      - Uploada: mínima 6,0 máxima 6,5

      Eliminar
    2. Já agora, aqui em casa dá para experimentar o LTE com um "trancinho" e o 3G com os "tracinhos" todos. Obtive:

      - LTE (um tracinho): 17,4, 0,55
      - 3G (todos): 3,70, 0,28

      Eliminar
  3. Pois... e eu no 4S não me vale de nada! Mas eu digo o mesmo, quem me dera uma 3G em condições. Em casa, 3G em condições ou ADSL...eu queria era qualquer coisa em condições :)

    ResponderEliminar
  4. Na Boavista com a Vodafone, com a App SPEEDTEST.NET atingiu 18,97Mbps de download e 11,17 de upload.

    ResponderEliminar
  5. Já consegui obter 27,94Mbps de download, isto apenas com um "pequeno" problema.
    Sempre que o meu iPhone tem cobertura LTE, ninguém me consegue ligar, vai directamente para a caixa postal.
    Já contactei a Vodafone e está a ser analisado pelo departamento de redes. Espero que seja um problema na antena local e que não seja o iOS 6.1. Para já, LTE desactivado. :(

    ResponderEliminar