2013/01/29

Rdio dá-te 6 Meses de Música Ilimitada na Web


Já tinhamos falado da chegada do Rdio a Portugal, e na altura bem disse que os preços não me pareciam lá muito convidativos. Talvez por isso tenham sentido necessidade de "adoçar" a oferta, oferecendo até 6 meses de streaming ilimitado e gratuito - para que mais utilizadores possam experimentar a sua oferta (e se sentirem tentados a desembolsar os 5 ou 10€ mensais que são pedidos).

Sejam 6 meses ou 6 semanas, o principal factor impeditivo continuará a ser o preço. Existem muitas outras alternativas para se ouvir música gratuitamente na web (conheço muitas pessoas que usam o YouTube como "rádio" - para não falar das web radios propriamente ditas, ou do velhinho Finetune). Claro que poderá haver quem não se importe de pagar pelo privilégio de ouvir exactamente as músicas que gosta, quando lhe apetecer. Mas nesse caso irá certamente avaliar as suas opções, que passam pelo nosso Music Box nacional, ou por outros concorrentes internacionais como o Spotify que está prestes a chegar a Portugal.

Pessoalmente, confesso que os meus hábitos musicais estão praticamente "congelados" no tempo: a maioria das músicas que tenho vontade de ouvir tenho-as em CD (a maioria dos quais nem sequer está ainda "ripado" para o PC), e na maior parte dos casos dou-me por satisfeito a ouvir algumas estações de rádio - nomeadamente a M80, e mais recentemente para ter como "música de fundo"... a Smooth FM.

... Agora só precisava de tempo para fazer como antigamente, em que me podia fechar numa sala às escuras durante horas, apenas com leitor de CD e amplificador ligado... a apreciar CDs de ponta a ponta, dos saudosos Pink Floyd às orquestrações sintetizadas de Jean Michel Jarre, passando pelos inesquecíveis CDs da Telarc com Erich Kunzel e a Cincinnati Pops Orchestra. Outros tempos... :)

5 comentários:

  1. Prefiro o Grooveshark que é completamente gratuito e tem uma boa base de dados de músicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1! E com a ligação ao last.fm chega para as necessidades.

      Eliminar
  2. Graças ao tarifário que tenho na TMN, tenho o Music Box Gratuito. O aplicativo android podia ser bem melhor mas dá para desenrascar. O que mais me atrai no Music Box é o facto de o tráfego da internet ser gratuito para o aplicativo, algo que não acontecerá nos restantes serviços. A não ser que se tenha um bom plano de dados, os outros serviços ficam um pouco restringidos.

    ResponderEliminar
  3. Para a versão caseira (vulgo PC) estes serviços são muito porreiros, o grande problema acontece quando queremos ouvir música no telemóvel. Neste caso vamos depender do 2G/3G/LTE (a esmagadora maioria das pessoas não tem WIFI no trabalho, ou está bloqueada a este tipo de serviços) com os seus contras a nível de quantidade de dados + consumo exorbitante de bateria. Com o meu telemóvel Android consigo 3-4 dias de bateria a ler e-mails, RSS (aadm sempre!), SMS, etc, passando facilmente a 1 dia (ou menos...) com streaming de radio. Acho que a única forma é mesmo ter a versão ficheiro. Isto acontece tanto para música, como para ficheiros "cloud", é tudo muito bonito mas quem quer ver um filme/ouvir musica/aceder a ficheiros constantemente, rápido descobre que os sistemas "Cloud" ou "Streaming" têm limitações severas a todos os níveis.

    ResponderEliminar