O Plug and Play foi durante muito tempo uma palavra mágica que visava libertar os utilizadores das chatices de configurações de periféricos nos computadores. Mais tarde, deu origem a este Universal Plug and Play, que de forma idêntica visava simplificar as configurações das redes domésticas com múltiplos equipamentos.
O problema está quando esta facilidade pode ser utilizada por hackers para efeitos maliciosos!
Investigadores de segurança pesquisaram a internet ao longo de vários meses, e descobriram que há milhões de equipamentos publicamente acessíveis que dão acesso a estas configurações simplificadas. Teoricamente, este tipo de "facilidade" apenas deveria ser permitido na rede interna privada e não a partir da internet "pública".
Portanto, para evitarem chatices, o recomendado é desactivarem o serviço de UPnP nos equipamentos que servem de ligação à internet (routers) - e no caso de equipamentos que não o permitam fazer, substitui-los por outros que ofereçam essa possibilidade.
Uma situação que nos relembra o "pesadelo" para o qual nos estamos a dirigir, onde equipamentos cada vez mais complexos e sujeitos a vulnerabilidades se tornam mais populares... e onde as questões dos updates e correcções ficam quase sempre esquecidas. (Estão a imaginar o que será o aparecimento de um worm tipo Blaster que afecte televisões, ou até outros electrodomésticos "inteligentes" como frigoríficos ou máquinas de lavar?... Em que bastará que eles estejam ligados à internet para que quase imediatamente fiquem infectados? Assustador.)
Estaremos a chegar a um ponto onde os equipamentos podem ficar obsoletos, não por deixarem de funcionar ou ser úteis, mas sim por conterem graves vulnerabilidades de segurança e o seu fabricante não disponibilizar actualizações para os corrigir?
2013/01/30
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)