2013/01/30

YouTube vai Ter Canais Pagos

O momento que muitos canais e operadores de televisão temiam está a chegar: o YouTube prepara-se para oferecer canais pagos, com valores entre $1 e $5 por mês.

Se actualmente já assistimos a vários programas originais exclusivos de qualidade no YouTube, com o surgimento de canais pagos o YouTube tornar-se-á um meio ainda mais atractivo para mais produtores e para mais conteúdos de qualidade (que assim terão um método directo de retorno financeiro).

Está visto que em breve assistiremos a uma luta pelos "canais digitais" - o Netflix está também a avançar a toda a velocidade para a criação de séries próprias exclusivas, e dizendo que o objectivo é tornarem-se eles próprios numa "cadeia de televisão" antes que as cadeias de televisão se possam tornar num Netflix.


Bem vindos ao início do fim para as estações de televisão que se mantiverem agarradas ao passado - e implicitamente, também aos operadores de TV por cabo. (Bem sei que não será coisa que acontecerá de um dia para o outro... mas... um passo de cada vez, um passo de cada vez.)

Espero apenas que com esta transição para os conteúdos vídeos na web e o pagamento "directo" aos produtores, se possa também abolir de uma vez por todas as restrições geográficas que actualmente dificultam o acesso a certos conteúdos. Porque motivo um espectador europeu não deverá ter acesso a um programa exibido nos EUA, no mesmo dia e na mesma hora em que este é disponibilizado - até considerando que estará a pagar para isso?

Querem acabar com a pirataria e os downloads ilegais?... Ora aí estaria um excelente primeiro passo.

E aos actuais operadores de triple-play (internet/TV/telefone)... comecem a pensar em reduzir a oferta para single-play: pois aquela parte da TV e telefone, bem que melhor ficará servida integrada na "internet".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)