2013/02/27

Voltar a ver com Implante no Olho


Nos últimos anos temos visto enormes avanços na utilização da tecnologia na área da saúde, permitindo fazer coisas verdadeiramente incríveis como permitir que pessoas cegas voltem a ver. Mas tal como em qualquer outra área, estes avanços vão sendo suplantados a cada ano que passa, com novas e melhores formas de o fazer. Se actualmente já existem sistemas que dão uso a micro-câmaras para dar a visão a alguns pacientes, este novo sistema vai ainda mais longe - dispensando a câmara externa (habitualmente montada nuns óculos) - e usando um implante no próprio olho.

Este sistema tem a vantagem de utilizar os circuitos neuronais já existentes para a transmissão da informação visual, actuando como um "amplificador de sinal". A alimentação do pequeno microchip que fica no olho, é feita por uma pequena bateria que fica por trás da orelha e que contém ajustes para o brilho e contraste da imagem. Este chip contém  apenas 1500 pixeis mas poderemos imaginar o valor que todo e cada pixel terá para alguém que tenha deixado de ver.

Nos testes realizados, alguns dos pacientes conseguiram voltar a ler e reconhecer os rostos de familiares. E não me parece difícil imaginar que daqui por mais alguns anos seja possível ter-se uma versão "HD" deste sistema, que permita recuperar um nível de visão idêntico ao original... ou até talvez ainda mais capaz?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)