2013/02/27

SpaceTop 3D - Mete as Mãos "Dentro" do Computador


Não é fácil "re-inventar" as coisas a que já estamos habituados e quebrar com as barreiras do que já existe. Custa imaginar que em tempos os computadores eram dominados pelas teclas de cursor, e que coisas como as janelas e rato foram uma completa revolução. Como poderão ser então os interfaces do futuro, que nos levem para além daquilo que temos hoje?

Para Jinha Lee a resposta é fácil: um ambiente de trabalho 3D que nos permite manipular as coisas que habitualmente temos dentro de um computador com as nossas próprias mãos. (Já por cá tinhamos falado deste projecto num estado mais inicial do seu desenvolvimento).

O sistema utiliza um ecrã transparente e duas câmaras, para detectar não só as mãos de forma tridimensional, como uma que vigia atentamente o nosso rosto para nos apresentar uma imagem sempre na perspectiva correcta a partir do nosso ponto de visão (criando assim a ilusão de elementos 3D a flutuar no espaço).

Por agora é algo que poderá parecer demasiado rebuscado... mas imaginando-se que coisas como o Project Glass chegam ao mercado este ano (como tem sido dito), este tipo de interfaces poderia tornar-se bem mais fácil de implementar (já teríamos o ecrã em frente aos olhos). Dêem-lhe mais 4 ou 5 anos, e quem poderá atrever-se a imaginar em que estado as coisas poderão estar?



SpaceTop, CHI 2013 from Jinha Lee on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)