2013/03/25

Análise ao Nexus 4


Demorou... mas finalmente cá está a muito aguardada análise ao mais recente smartphone Nexus do Google, que veio completar (por agora) a família, composta pelo tablet de 7", de 10", e agora este Nexus de 4".

Depois de ter passado por parceiros como a HTC e Samsung, desta vez o Google recorreu à LG para produzir este Nexus 4; e depois de uma fase de lançamento atribulada, em que esteve recorrentemente esgotado (e com algumas trocas de acusações entre Google e a LG quando aos motivos para tal), parece finalmente estar regularizada a situação - sendo agora fácil encontrar um Nexus 4 (nos países que o têm disponível).

Vamos lá então ver o que este Nexus 4 tem para oferecer...

O Nexus 4


Com um CPU Snapdragon quad-core S4 Pro, 2GB de RAM, 8/16GB de Flash, aquilo que mais depressa saltará à vista é o seu ecrã de 4.7" com resolução HD (1280x768). Entre as principais ausências estão o microSD (tal com tem vindo a ser costume na família Nexus), mas em contrapartida têm tudo o resto que se poderia esperar: câmaras de 8MP e 1.3MP, NFC, GPS, WiFi N, barómetro, giroscópio, e até possibilidade de ser carregado sem fios (se investirem num carregador adequado).



Com um ecrã de 4.7" não há como disfarçar... estamos perante um equipamento "grandalhão": 133.9 x 68.7 x 9.1mm, e com um peso de 139g.


Com um design sem grandes "floreados" (é um rectangulo com os cantos arredondados, e mais nada), uma das principais particularidades será a opção para a parte traseira em vidro, com um padrão de pequenos pixeis holográficos que vão reflectindo a luz de forma um pouco psicadélica... Eu achei piada, quem não gostar poderá sempre usar uma capa de protecção, e fica o assunto arrumado (embora também devam pensar: quanto tempo passam a olhar para a parte de trás do vosso smartphone?) Além de que aqui também se aplicarão todas as críticas que fizessem ao iPhone 4/4S com a tampa traseira em video.


Um elemento que precisaria ser revisto é o posicionamento da coluna, que fica na tampa traseira e que faz com que quando esteja pousado sobre uma mesa... abafe quase por completo o som. Na parte frontal, livre de botões físicos, temos ainda um discreto LED RGB de notificação, que vai piscando suavemente quando é necessário indicar que chegou algo de novo.


A nível de utilização... mesmo sendo um pequeno gigante, ainda é um aparelho que consigo usar apenas com uma mão (embora nalgunas situações possa obrigar a alguns dotes de equilibrismo para chegar a certas parte do ecrã). Claro que no caso de pessoas com as mãos mais pequenas... a coisa pode tornar-se mais complicada.


Fotos e Vídeo

Embora o Nexus 4 venha com uma câmara de 8MP, deixe-me dizer já de forma bem clara: não esperem fotografias ou vídeos ao nível de um iPhone 5 ou Lumia 920. Claro que as fotos e vídeos servem perfeitamente para a maioria das situações, mas... não estão ao nível do que se poderia esperar de um equipamento topo de gama. As fotos, mesmo com boa iluminação, nunca chegam a ter a nitidez e detalhe que se obtém noutros equipamentos... embora não fique claro se será por limitação do sensor, ou devido a um pós-processamento e compressão exagerado.

Por algum motivo alguns dos altos responsáveis do Google já disseram que as câmaras serão algo a melhorar no futuro.




Quanto aos modos panorâmicos... o modo de panorama normal funciona relativamente bem, mas reduzindo drasticamente a resolução da foto; e quanto ao modo de panorama a 360º... é praticamente uma lotaria conseguir-se obter um resultado decente.





Em Funcionamento


Não há dúvida que mexer num Android assim é "outra loiça". Tentar compará-lo com o meu velhinho Sapo A5 seria um tremenda crueldade. :) O que se vos posso dizer é que neste Nexus 4 dificilmente passarão tempo à espera que algo aconteça. Tudo é feito de forma instantânea e algumas das tradicionais hesitações que anteriormente atormentavam o Android, são agora memórias de um passado que já não existe. Será difícil determinar até que ponto isso será devido ao Snapdragon quad-core, ou às optimizações feitas neste Android 4.2.2, mas isso pouco importa - o que importa é que este Nexus 4 nos permite ter uma utilização "de luxo"!


Como não podia deixar de ser, cá está ele lado a lado com o seu rival iPhone 5... que custa mais do dobro.



O mais recente Android vem também com um teclado que aprendeu uns truques com o swype, permitindo que se "desenhem" as frases passando pelas letras desejadas, e funciona bastante bem, embora por vezes pareça não haver forma de reconhecer algumas palavras que contenham letras consecutivas repetidas. Por exemplo "correios", nem depois de uma dúzia de tentativas a consegui escrever em "swype". (No teclado "Swype" verdadeiro, as letras repetidas são feitas fazendo um pequeno circulo sobre a letra a repetir, aqui parece não fazer qualquer efeito.)


Mas... já chega de palavras. Nestas coisas de verem como é que ele se comporta, nada melhor que um vídeo:




Apreciação Final


É difícil relembrarmo-nos constantemente que estamos a mexer num aparelho que tem um preço oficial abaixo dos 300€. Tirando o facto das suas dimensões físicas (que ou são aceitáveis para o uso que lhe querem dar - ou não), este Nexus 4 não irá desiludir ninguém.

Se é certo que a nível das câmaras poderia ser melhor, temos depois tudo o resto que rapidamente nos faz esquecer isso: um ecrã com uma resolução que nos permite ver tudo com nitidez (e que em sessões remotas nos permite ver o ambiente de trabalho de muitos computadores sem necessidade de scroll); acompanhado por um CPU que não mantém à espera.


Mesmo em jogos como o recente Real Racing 3, que estamos a ver numa resolução digna de uma consola de jogos, tudo se passa com aboluta fluidez.


A nível do Android... é imensamente versátil, e está já num ponto em que para muitas pessoas, a transição do iOS para Android não implicaria grandes mudanças. Para o meu uso diário, seria já virtualmente indistinguível usar um iPhone ou um Nexus 4 - todas as apps que uso mais regulamente já existem para Android (do Echofon ao IMDB, passando pelo Sapo Cinema, m.Ticket, Banca Sapo, etc.) e sem esquecer que apps como o Google Maps, Gmail, Chrome, e outras... jogam "em casa".

Há no entanto alguns pequenos pormenores que continuam a "chatear" um pouco. Por exemplo, temos um LED de notificações... mas não temos qualquer forma de o configurar; e temos algumas inconsistências como, ao puxar a área de notificações para baixo na totalidade e depois se a quisermos puxar para cima: se estivermos num ecrã normal poderemos pegar nela com um gesto de arrastar para cima: no entanto se estivemos no lock screen... já temos que arrastar precisamente a partir da sua "pega" inferior.

São detalhes é certo... mas que podem causar algumas frustrações que seriam facilmente evitáveis.

A nível da autonomia, o Nexus 4 comportou-se bastante bem, e não me parece ser difícil esperar um par de dias em utilização "normal" - e que se traduz confortavelmente num dia de utilização um pouco mais intensiva. A ausência do 4G/LTE poderá também ser um factor penalizador, mas nesta altura do campeonato, acho que muitos pessoas não se sentirão incomodadas em dispensar o 4G em troca de um preço mais baixo.

Há todo um novo mundo de coisas excelentes a descobrir e utilizar... e sem dúvida que para quem pretender explorar o mundo Android convenientemente sem ter que gastar mais de um ordenado mínimo, dificilmente o poderia fazer com um equipamento mais adequado que este Nexus 4.



Google Nexus 4


Pros

  • Ecrã HD
  • Desempenho
  • Preço
  • Relação preço/qualidade/desempenho imbatível
  • É um Nexus (Android 4.2.2)


Contras

  • Câmaras
  • Ausência de micro SD
  • Sem 4G
  • Não está disponível oficialmente em Portugal



Galeria de Fotos






17 comentários:

  1. Excelente review!
    É de facto uma máquina brutal com resposta para tudo o que se lhe pede, sempre sem hesitar ou quaisquer tipo de lags, fazendo com que toda a experiência android se tenha renovado. Sei que em parte é devido ao JellyBen 4.1.* (actualizado na última versão em 4.2.2) correr como "manteiga" (buttery effect) mas estas duas vertentes quando se juntaram formaram um telemóvel de referência para os androids.

    Eu que o diga! Vinha de um outro equipamento de nota "escaldante" dada pelo aadm, se bem e lembram do velhinho Optimus Boston... é o que faz o contratos de fidelização.

    Por isso, o melhor deste Nexus 4 é o seu preço, as suas caracteríticas hardware e software, entre outras e, sobretudo por ser um smartphone LIVRE de compromissos com oprtarodas que logo à partida, o torna simplesmente irrestível.

    Sou um felizardo por conviver com ele todos os dias - sempre com mil cuidados no seu manuseamento! ;) sne do que por isso o recomendo vivamente!

    abraço
    pv

    ResponderEliminar
  2. Boas Carlos
    Gostaria de saber links onde podemos comprar o nexus4. É que pela amazon.uk ainda fica um pouco mais caro que 300€ (com portes).
    Continue o excelente trabalho, parabéns pelo seu blog.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Ótima review Carlos, aliás, como sempre...

    Ainda abriu mais o meu apetite para o ter ;)

    ResponderEliminar
  4. "Não está disponível oficialmente em Portugal"

    Na fnac e na MediaMarket está à venda.

    Não ao preço da playstore mas está à venda oficialmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tão oficial quanto eu comprar uns lá fora e vir vendê-los para cá a preços roubalheira... :)

      Até cá chegar alguém que os venda aos preços *oficiais* o melhor é aguardar.

      Eliminar
  5. grande review Carlos,
    a vontade de comprar um é grande, mas infelizmente ha que esperar :S

    ResponderEliminar
  6. Errr... aqui no meu Nexus 4 a área de notificações tem exactamente o mesmo comportamento quer seja em lock screen ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No lock screen, se fizeres swipe a partir de "fora do ecrã" de baixo para cima? Aqui não funciona... só mesmo pegando no "handle" da área de notificação. (nos restantes ecrãs já funciona)

      Eliminar
    2. Isso não. Mas dá para fazer swipe para cima a partir de qualquer zona livre da área de notificações. Pensei que era isso que querias dizer.

      Swipe de fora do ecrã, de baixo para cima, nunca tinha tentado sequer. Quanto muito uso o "botão" back. :)

      Eliminar
  7. Eu tenho um desde o Natal, e só tenho uma palavra a dizer: FANTÁSTICO!

    Claro... Comprei-o na Grã-Bretanha através de um amigo meu que lá vive...

    Foi a única maneira de o comprar...

    ResponderEliminar
  8. Ótima review, como sempre... estou mortinho pela chegada de 2 destes meninos... um para a minha sócia e outro para mim ;)

    ResponderEliminar
  9. Tenho uma duvida não sei se me podem ajudar na barra de atalhos do S III padfone 2 etc podes fazer a alteração de dados activo etc não sei bem o nome especifico disso... Será barra de atalhos!? Recebi ontem o meu nexus 4 e reparei que isso não esta disponível nesta versão e o que eu achavas bastante vantajoso... Agora neste tem uma segunda opção mas não me parece tão funcional e não sei se é possível editar as opções. Espero que me tenha feito entender lol!!! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peixe_Agulha, queres butões para ligar/desligar dados, wifi, GPS, etc, na gaveta das notificações? É isso? Vindo de um Sapo A5 com ROM CyanogenMod também dei pela falta disso no Nexus 4. Resolvi com a app Extended Controls, que originalmente criava widgets para colocar no "home screen", mas agora também permite meter na barra de notificações.
      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.extendedcontrols&hl=en

      Custa 0,79€. É capaz de haver alternativas gratuitas se quiseres pesquisar. Eu já a tinha comprado em tempos... :)

      Eliminar
  10. Aparelho sensacional, acabei de comprar o meu. Sem palavras para descrever, realmente é uma maquina que beira a perfeição devido ao Software/Hardware magníficos.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/7/13 10:37

    Ola,a onde comprar em Prt???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há várias lojas que já o vão vendendo cá (a preços mais/menos inflacionados), mas a maior parte das pessoas têm optado por o comprar no UK através de um serviço de reencaminhamento de moradas.

      Eliminar