2013/03/25

Notícias do Dia

No Kickstarter temos um projecto que te coloca o smartphone à frente dos olhos; e este fim de semana passamos por coisas como uma explicação terra-a-terra do que é o HTML" e como seria um mundo sem internet. Mas... notícias passadas não são o que vocês esperam num post dedicado às notícias do dia, e como tal aqui estão elas:

Google leva Internet "sem fios" a África


O Google vai lançar um projecto piloto na África do Sul que vai dar uso ao espectro não utilizado das emissões de TV (o chamado "white space") para distribuir Internet por várias escolas na região. O objectivo é comprovar que a utilização destas frequências não irá interferir com os canais de TV.

Não sei se os actuais operadores de acesso à internet estarão a dormir descansados ultimamente. Com o Google a expandir a sua rede e fibra óptica nos EUA, e agora a distribuir Internet sem fios em África, parece que cada vez mais se aproximam de um futuro onde o Google se poderá dar ao luxo de oferecer internet gratuita de forma global. (Claro que o "gratuito" é sempre relativo... e já todos sabemos que por vezes o "barato sai caro".)



Novos Intel Haswell prometem Autonomia "Duplicada"
Hoje em dia a escolha de um portátil em termos de autonomia é simples: ou optamos por um modelo potente, mas que não dura muito; ou um modelo com um CPU mais modesto, e autonomia mais alargada. Mas daqui por alguns meses, graças aos novos CPUs Intel "Haswell"... a coisa será bem diferente. A Intel diz que estes novos CPUs não só serão mais rápidos que os actuais Ivy Bridge, mas terão uma autonomia bastante superior graças a uma maior eficiência e aos novos modos de poupança de energia.

A Intel diz que esta nova geração representará o maior salto evolutivo, em termos de autonomia, na história da empresa. Vamos esperar que sim.


LG também prepara SmartWatch (e óculos digitais)


Parece que ninguém se quer arriscar a ficar para trás nos possíveis "gadgets do futuro", e por isso não será surpresa descobrir que também a LG está a trabalhar num SmartWatch - ainda para mais considerando que há alguns anos lançou o seu GD910 que está na imagem) - e, talvez mais interessante ainda, que também pretende trazer para o mercado uns óculos digitais "à Google Glass".

Cheira-me que daqui por alguns anos passaremos da actual sociedade de cabeça baixada a olhar o ecrã dos smartphones, para uma sociedade de cabeças no ar, a olhar para as imagens etéreas projectadas pelos seus óculos.


Facebook "desliga" site para forçar uso das Apps Mobile


Parece que o Facebook não está com meias-medidas para melhorar o seu funcionamento em versão mobile. Para tal, desligou o acesso ao site a alguns gestores durante uma semana, para que estes fossem obrigados a aceder unicamente através dos seus smartphones e tablets - e assim descobrirem que coisas deixavam de poder fazer.

Uma medida que não é inédita, e vem na linha da que há alguns meses foi feita, quando obrigaram os mesmos gestores e developers a abandonar os seus iPhones e utilizar apenas Android - de forma a melhorarem o Facebook nesta plataforma cuja App estava bastante pior do que a versão iOS.

Não há dúvida... as coisas realmente mudam quando se obrigam os principais responsáveis a viver como grande parte dos seus utilizadores. (Agora era só aplicar este conceito aos políticos e governantes... ;P)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)