2013/03/14

Google vai Encerrar Google Reader a 1 de Julho


Péssimas notícias para todos aqueles que - como eu - usavam e abusavam do Google Reader como forma de se manterem informados e lerem os seus sites favoritos usando RSS feeds sem terem que saltitar de site em site. Numa das habituais "limpezas" do Google onde anuncia o abandono de vários serviços, o Google diz que irá fechar o Google Reader a 1 de Julho, e direcciona os actuais utilizadores para o Google Takeout para que exportem os dados que lá têm.


Actualização: aqui ficam as recomendações para readers alternativos ao Google Reader.

Embora o Google dê como desculpa um número cada vez mais reduzido de utilizadores, deixem-me que vos diga que esta desculpa é uma completa treta.

Se o Google Reader estivesse a ser utilizado por um número reduzido e descendente de utilizadores, porque motivo se teriam dado ao trabalho de o ter remodelado "recentemente" para utilizar o novo design do Google; ou dado ao trabalho de lá ir matar a "rede social" de partilha que tão bem funcionava, obrigando a fazer as partilhas via Google+? Quanto muito, mesmo que não tivessem pretensões de o expandir ou melhorar no futuro, poderiam simplesmente manter aquilo que está, tal como está, em estado "eterno". Os utilizadores saberiam que a coisa ficaria assim - mas para a grande maioria, o "assim" é precisamente aquilo que querem; não havia necessidade de mexer.

É um grande falhanço do Google voltar a angustiar os seus leais utilizadores, e que nos faz antever que nenhum outro serviço esteja livre de entrar na lista das "limpezas" (o que se seguirá: o blogger, ou o Gmail; como forma de obrigar toda a gente a transitar para o Google+?) Um ex-funcionário do Google já veio dar a sua opinião no Quora, e também um dos criadores originais do Reader diz que o Google nunca acreditou no projecto.

Fico bastante descontente com esta atitude do Google; mas estou confiante que - caso o Google não reconsidere a sua decisão até ao dia 1 de Julho (tenho esperança que o volume das reclamações possa chegar a ser suficiente para isso) - resta-nos a esperança de que alguém rapidamente disponibilize um "clone" em tudo idêntico ao actual Google Reader, que nos permita continuar a usar um RSS feed reader na web.

Se tal não acontecer, então será tempo de procurar alternativas, como:


(no caso de terem um servidor disponível, também podem espreitar o Tiny Tiny RSS).

Sinceramente, pelo que pude experimentar - e considerando que praticamente todos eles estão extremamente lentos por excesso de carga (imagino que sejam os "poucos" utilizadores que o Google diz ter) - o que mais me atraiu foi o Newsblur (embora para utilizadores mais intensivos possa ser necessário pagar $1/mês para ter acesso a mais de 64 feeds e mais de 10 notícias por feed).

Claro que também temos o Google Currents (que não substitui o Reader, mas continua a depender de Feeds RSS) - mas se o Google nos diz que não há utilizadores suficientes a usar um RSS Feed Reader, que justificação terá para também não matar o Currents, mais cedo ou mais tarde?


Este dia poderá estar a ser celebrado por todos aqueles que há anos apregoam que o RSS está morto. Mas não deixa de ser estranho que esses mesmos sujeitos que se congratulam pela morte do reader (que comparam aos simples emails, sem o "estilo" de apps mais vistosas como o Flipboard), se esqueçam que todas as restantes apps que agora utilizam e onde vêem as notícias, como o Flipboard, Twitter, Facebook, Currents e/ou outras... lhes apresentem os conteúdos que lá chegam... via feed RSS!


Seria assim tão complicado ao Google manter o seu serviço mesmo para os "poucos" utilizadores que continuam a usar o Reader diariamente?... Basta que se esqueçam dele e o deixem ir sobrevivendo algures lá pelo meio dos seus serviços na cloud... Bem que era merecido que o Reader permanecesse para a imortalidade digital; e todos ficariam felizes.


Aqui no Aberto até de Madrugada, e segundo estatísticas do FeedBurner (um serviço de gestão de RSS Feeds do Google, que previsivelmente deverá também levar o "corte" no futuro), temos mais de 3500 pessoas que diariamente nos lêem por este meio. Extrapolando para sites bem mais populares... acho que fica claro que mesmo não sendo uma maioria, os RSS feeds continuam a ser essenciais. Senão... o que se seguirá? Fechar o Gmail porque há muita mais gente a usar o Facebook?


Caso achem que assinar uma petição ajudará a fazer a diferença, aqui têm uma (que conta já com mais de 25 mil assinaturas), e outra... e ainda outra aqui.

26 comentários:

  1. Quando a Google terminou com a partilha dentro do greader e passou para o g+, sinceramente estava à espera que o próprio reader transitasse para dentro do g+ também.
    Mas não, os tótós lembraram-se em fechar o greader... Pois sendo assim, eu próprio já questionei: Para que raio quero eu (e muitos outros milhares de pessoas) então uma conta no g+? Pois estes "poucos" utilizadores do reader, utilizavam actualmente o g+ para partilhar os feeds entre o seu círculo de amigos...

    Se o g+ vai ser só um outro facebook, então o mercado não quer isso e não vai duplicar a usa rede social....

    Antevejo quebra de utilização por parte do g+.

    Neste momento já estou a usar o feedly, que é web e ainda usa o greader por detrás. Mas prometem que até ao dia 1 de Julho terão os seus próprios servidores. A ver vamos. Mas uma coisa é certa, estando a usar o feedly e tendo botão para partilhar ou no facebook ou no g+, em qual é que o pessoal vai carregar? hmmmm....

    ResponderEliminar
  2. Péssimas notícias mesmo. Ainda ontem andei a procurar alternativas para o Reader e nenhuma tem a "simplicidade" e funcionalidade que me faz utilizar o reader todos os dias e com largas dezenas de feeds.Petições assinadas.

    ResponderEliminar
  3. Concordo e assino por baixo... Podem-me tirar TODAS as redes sociais, matem-me o Facebook, mandem o Twiter pela janela fora, mas não me tirem o Reader! Aquilo faz exactamente aquilo que eu quero, nem mais nem menos, por isso, porquê mata-lo? Deixem-no estar numas máquinas quaisquer lá perdido no meio de servidores, podem até meter uns quantos anuncios lá no meio para a coisa render uns trocos aos Google, mas por favor... deixem-no estar quieto!

    ResponderEliminar
  4. Usava o Reader todos os dias. Estou realmente mt desiludido com a Google.

    ResponderEliminar
  5. A transição da Google para a nova Microsoft está completa, não quer saber dos mercados especializados apenas o mass market lhe interessa. Isto deixa-me mesmo chateado que estou seriamente a considerar transitar completament para o Outlook.com em vez do gmail já uso serviço parcialmente e não vejo que va perder alguma coisa com a transição, vou ver também como apago por completo o mue perfil google+ que raramente uso, pena que o Bing em Portugal não ser minamente comparavel com a Google o Bing US está já muito mais perto. Ok talvez esteja a exagerar um pouco mas a Google já não é o que era.

    ResponderEliminar
  6. De todos, acho q vou passar a usar o TheOldReader, único problema é não poder importar os feeds, devido à demanda de utilizadores q viram do google reader, os poucos, pois...

    Mas vou usando o google reader ate ao ultimo dia

    ResponderEliminar
  7. Espero que reconsiderem! :(

    ResponderEliminar
  8. eu sou um dos que uso o reader para seguir dezenas de sites, blogs e forums, entre os quais o Aberto até de madrugada.
    Isto de fechar assim sem mais nem menos não tem muito jeito.
    Ou o deixam como está sem fazerem mais melhorias ou ofereçam-no libertando como open-source que por certo a comunidade de utilizadores lhe dará um bom uso.

    ResponderEliminar
  9. Fiquei muito chatead pl tb, mas vamos olhar a realidade, a google e uma empresa gigante agora, pouco importa se um grupo vai ficar descepcionado, com tanto que sua obra prima, a maquina de busca nao seja afetada esta otimo para ela. Eu tento ao maximo na depender de apenas 1 servico o greader era o unico assim, agora o jeito e ir para outro.

    ResponderEliminar
  10. É um daqueles casos em que o Google também devia ter a noção do serviço publico que faz a todos nós.
    Por outro lado é mais um exemplo da incapacidade do Google converter serviços gratuitos que disponibiliza em serviços pagos. Os "poucos" que somos (e infelizmente nem publica a quantidade) podiam converter no long tail dos serviços da Google. A Google está mais interessada na quantidade do que na qualidade

    ResponderEliminar
  11. Nunca fui à bola com o GReader...
    Como aquilo nunca teve suporte real para pastas, so por tags, nunca gostei...

    Eu ca uso à la pata, nos computadores firefox e sage++ addon, tudo syncado. Depois no tlmv extraio o opml e uso num rss reader...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens tags *e* pastas! (Como pensas que tenho as minhas centenas de feeds organizadas lá? :)

      Eliminar
  12. deviamos passar a palavra de alguma forma ideia seria se eles fecharem fechamos as contas do G+ e ai eles vao ver quantos poucos somos! Acho q com a revolta deste fecho toda a gente adere era preciso passar a palavra

    ResponderEliminar
  13. Fico bastante desiludido com esta decisão da Google, uso feeds à anos e o aparecimento do Google reader foi algo que me animou bastante, a capacidade de ter todos os meus feeds num só sitio, disponível para aceder em qualquer plataforma. Estou neste momento a experimentar o feedly, as ainda não sou capaz de formar uma opinião concreta, até porque de certeza que é capaz de estar com complicações devido uma migração em massa do greader. Acho que a Google tomou ontem a péssima atitude

    ResponderEliminar
  14. Mais um desiludido, a seguir ao mail é das coisas que mais uso diariamente :(

    ResponderEliminar
  15. O greader é o único tab que está sempre, mas sempre, aberto no browser.

    Sem grandes considerações técnicas, parece-me que isto é um serviço (muito) simples (básico até) para a google se chatear e vir desátivá-lo. O que estará por detrás deve ser outra questão maior e que se deve traduzir em dólares... quer seja pela via direta (pub) ou pela estratégica (g+).

    Toda a gente sabe de onde vem o dinheiro da google e pare-me que a "experiência WEB"(=$$$ para a google) de visitar uma página é muito diferente de ver os feeds concentrados.

    Temo que esta decisão seja irreversível por isso mesmo.

    ResponderEliminar
  16. Parece ser uma boa alternativa: http://blogtrottr.com/

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. O melhor produto do Google vai acabar ? Estou em choque...

    ResponderEliminar
  19. Eu gostava do Google Reader, até à mudança de visual, que nos retirou a partilha. A mudança de visual era necessária, mas a retirada de alguns botões, nomeadamente o serviço de partilha, e aquela estranha noção de proporção dos espaços de leitura... Desmotivou-me a ir lá. A mim e a muitos outros. Ainda instalei um plugin que tu sugeriste aqui, que tratava disso, mas quando mudava de browsers, não havia plugin. E desisti. Tal como muita gente (aliás, no Quora o ex-Gestor de Produto do Reader fala sobre isso). E já soava a morte (tal como o Chris Wheterwell diz).

    De resto, das opções que andam por aí, estou muito inclinado para o The Old Reader. É um clone do antigo Reader, tem o sharing e um visual muito agradável. A questão da importação deverá ser tratada nas próximas horas/dias, pelo que dizem no blog.

    ResponderEliminar
  20. Ah, se isto for um passo para o "fim" do RSS, é um passo para o retrocesso na partilha de conteúdos e, consequentemente, de toda a internet.

    ResponderEliminar
  21. Mais um utilizador compulsivo do Google Reader desiludido. Usava-o diariamente e fazia o que queria. O único defeito era não dar para criar subpastas.

    Carlos Martins, caso não seja abusar, podia pedir-te para criares um bundle com os feeds que subscreves? Com tão boa (em qualidade e quantidade) informação que nos trazes, acredito que seguirás bastantes sites interessantes.

    De resto, subscrição mais do que subscrita

    ResponderEliminar
  22. A Google está a entrar numa fase de desespero, o "falhanço" do google+ está lhes a subir á cabeça, e cada vez mais.
    O mais estranho aqui é que o feedburner vai manter-se , embora já se tenha ouvido rumores que irá ter o mesmo caminho.No entanto, acredito que seja uma estratégia para alimentar o google currents,para que possa entrar no mercado, uma vez que com a tentativa do linkedin comprar o pulse, apenas resta o flipboard.
    Mas também não considero que seja o fim do mundo até porque não faltam alternativas, e muitas delas bem melhores, uma vez que a google nunca teve capacidade para evoluir o reader.E por falar em alternativas,e para quem começa a olhar noutras direcções, uma alternativa em português deixo ficar aqui a sugestão. Orákulu -(www.orákulu.com).
    É uma aplicação recente, e ainda está a sofrer algumas rectificações.Mas a ideia é boa e eu utilizo-a em alternativa.O conceito é original,diferente de todos os agregadores de rss que existem por ai.Relevo aqui esta sugestão porque, numa altura que um gigante tomba e abre "alternativas" todos falam e indicam alternativas estrangeiras, porque não apoiar o que de bom se faz em Portugal. Não perdem nada em espreitar.

    ResponderEliminar
  23. Mais uma alternativa: Bloglines. É um dos mais antigos, se não o mais antigo. Já por cá andava há muito, quando o Google Reader apareceu e, pelos vistos, vai continuar a andar quando ele desaparecer. O Bloglines agora já não tem nada a ver com o de outros tempos, porém. Agora funciona através do Netvibes.

    ResponderEliminar
  24. O encerramento do Reader por parte da Google NÃO TEM DESCULPA! :(

    ResponderEliminar
  25. Na procura de um substituto do GReader, acabei encontrando um leitor 100% social e brasileiro.

    Bem melhor que o GReader pois posso acompanhar as leituras e favoritos de meus amigos, e o melhor consigo compartilhar qualquer post para um amigo com apenas um clique.

    Estou usando e gostando muito, segue link para quem quiser: http://www.Aggregga.com

    ResponderEliminar