2013/03/11

Novos gTLDs continuam a dar que falar


A chegada iminente de uma enxurrada de novos domínios de topo (gTLD - Generic Top Level Domains), que mudarão a face da internet permitindo coisas como endereços terminados em .google, .amazon, e... tudo o mais que se possam lembrar, continua a ser causa para polémica e conflitos.

As pretensões da Amazon em se apoderar dos domínios .book e .author já estão a ser alvo de queixa por parte de associações de autores e editores nos EUA, que dizem que seria uma ameaça à concorrência permitir que uma entidade privada tivesse controlo de tais domínios.


Talvez por isso mesmo o Google tenha alterado algumas das suas propostas, passando alguns dos domínios aos quais se candidatou, de uso privado para uso aberto - signficando que domínios como .cloud e .app (entre outros) poderão eventualmente ser utilizados pelo público em vez de ficarem para uso exclusivo interno de uma só empresa.

... Eu continuo a dizer que estes novos domínios pouco alterarão os hábitos das pessoas. Penso que são cada vez mais as pessoas que dependem dos resultados das pesquisas e sugestões do Google (ou outros motores de busca), para irem para os sites que pretendem visitar... pelo que me interrogo se algum deles se dará realmente conta se está a usar um ".com" ou um ".net" ou qualquer outra coisa.

Já agora... como é que aqui chegam ao Aberto até de Madrugada? Têm nos favoritos, usam o Google, ou escrevem o endereço à mão? (Se for este último caso, espero que saibam que podem poupar algumas teclas, escrevendo apenas aadm.pt! :)

11 comentários:

  1. Chego sempre aqui atraves dos favoritos e quando acedo de um dispositivo novo, faco uma pesquisa no google. Hoje em dia e mais facil fazer uma pesquisa do que decorar um endereço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. No meu caso, só escrevo o tema ou o nome do site e o Google se encarrega do resto.

      Eliminar
  2. 2º lugar dos mais visitados nas miniaturas do chrome

    ResponderEliminar
  3. Cá eu chego pelo feed de RSS :P

    ResponderEliminar
  4. Escrevo abert no Google e ele faz o resto :D

    ResponderEliminar
  5. Já agora penso que gTLD seja Generic Top Level Domain e não Global Top Level domain como está no artigo...

    ResponderEliminar
  6. Pessoalmente chego pelos links do g+, mas quando não é o caso escrevo "aber" na omnibar e aparece logo. :P Num novo dispositivo ou quando não tenho chrome vai por pesquisa mas agora que sei que há um link curto se calahr é mais fácil usar.

    ResponderEliminar
  7. Está nos favoritos do Chrome :P

    ResponderEliminar