2013/04/06

Ambilight com XBMC e um Raspberry Pi


É bem provável que já tenham ficado parados em frente a um LCD Ambilight da Philips em demonstração, a ver as cores dos filmes a transbordar para fora do ecrã e espalharem-se pelas paredes. O que poderá ser menos provável é saberem que poderão, com relativa facilidade, recriar esse efeito usando o XBMC, alguns LEDs, e... um Raspberry Pi. Apresento-vos o XBMC Ambilight.

É o tipo de projecto que vos obrigará a dar uso a um ferro de soldar, mas por outro lado será também divertimento garantido - e sem esquecer que as suas potencialidades vão para além daquilo que o próprio ambilight da Philips é capaz de fazer (usando este sistema poderão também comandar remotamente outros equipamentos, como a luz do tecto, ou desligar os monitores que tiverem na mesma divisão para não interferirem com o visionamento do filme.)


Uma boa sugestão para se entreterem durante o fim-de-semana. ;)

Fiquem com o vídeo para vos abrir o apetite (no meu caso, acho que modificaria ligeiramente o projecto de forma a que mesmo com o ecrã às escuras os leds dessem uma iluminação ténue... acho que é menos cansativo para os olhos - e tenho-me dado bem com o meu "backlight" caseiro... que não muda de cor conforme o que passa no ecrã, mas também é mais fácil de implementar: é só colocar umas luzes por trás do ecrã! :)

7 comentários:

  1. Projecto interessante... Onde se consegue encontrar os leds?

    ResponderEliminar
  2. Led: no ebay :P
    http://www.ebay.co.uk/itm/50pcs-12mm-IP65-Waterproof-Full-Color-Digital-RGB-LED-Pixel-with-WS2801-2801-IC-/181101257674?pt=UK_Home_Garden_Night_Lights_Fairy_Lights&hash=item2a2a79e3ca

    ResponderEliminar
  3. Gosto! E assim que tiver algum tempo, vou-me dedicar a fazer algo do género! :) Está muito bom!! Deve dar um ambiente excelente para se verem filmes. Muito melhor do que as tv's que andam a sair com esse sistema (além de mais barato certamente!). :)

    ResponderEliminar
  4. bom passei o dia a estudar isto. Fico um bocado confuso em relaçao ao que é necessario. existem 1001 formas de fazer isto e nao consigo chegar a consenso em relaçao ao hardware que é necessario. Um raspberry PI com o xmbc consegue fazer tudo ou neste caso o Raspberry apenas controla os Leds?

    o boblight (https://code.google.com/p/boblight/) é responsavel por o mapping entre a imagem e a cor dos leds. depois disto o controlador lê o output do boblight. Alguem tem perdido tempo com isto? (como eu)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não perdi tempo a sério com isto mas quero perder assim q tenha um fds livre! :)

      Eliminar
    2. Eu também, já só me faltam os LEDs.
      Vou seguir este aqui: https://dl.dropboxusercontent.com/u/6885567/PiBob/index.html
      Corre tudo no mesmo Raspberry.

      Eliminar
  5. Parabéns!!! Muito melhor que a Ambilight da Philips! Resposta mais rápida!
    Não quer começar a fabricar e vender??? rsrsrs

    ResponderEliminar