2013/04/29

Lealdade às Plataformas Mobile

Na passada sexta-feira, a propósito de um relatório sobre a lealdade dos utilizadores à sua plataforma mobile actual levou-nos a lançar um inquérito para saber até que ponto esses valores se reflectiam "por cá".



Com 640 respostas, os resultados são os que se seguem:

A nível da distribuição, a esmagadora maioria vai para os utilizadores com equipamentos Android: 70.4%. Apenas 22.7% dos que responderam tem iOS; e 6.9% tem "outros" sistemas.


Para os que têm Android, 88.2% diz estar interessado em manter-se na plataforma, sendo que apenas 8.7% consideram mudar para iOS e 3.1% para outras plataformas.

No caso de quem tem iOS, 79.2% dizem também não estar a pensar mudar, mas com uma percentagem maior (18.8%) a considerar mudar-se para o Android e apenas 2% a ir para "outras").

E no caso de quem usa outras plataformas, aí é que a coisa fica mais dividida, mas ainda assim com a maioria a manter-se leal "à outra": 46.5% pretende continuar fora do iOS e do Android; mas quanto aos que pretendem mudar, 41.9% optam pelo Android, e apenas 11.5% pelo iOS.


Portanto... segundo estes dados, a teoria de que a lealdade ao iOS será suficiente para o fazer crescer no futuro não parece aguentar-se. Pelo contrário, há um saldo positivo de 10% de conversões de utilizadores iOS a passar para Android (e sem considerar mais os poucos que vão chegando das "outras plataformas".)

... Vamos lá ver o que a Apple estará a preparar para este ano para tentar combater esta tendência de fuga para o Android, pois pelo que aqui se vê... será bem preciso que o faça e de forma urgente.

5 comentários:

  1. pessoalmente ainda uso um Nokia N8 e sim... Venho aqui principalmente através dele. Quanto a mudar.. Sim symbian morreu por isso apenas penso em android ou ubuntu ou firefox os como mudança futura.

    ResponderEliminar
  2. Exactamente da mesma opinião do 'Mundo às Avessas' também eu, numa mudança futura do N8, optarei certamente pelo Android e com alguma probabilidade também o Firefox, ou até, dependendo daquilo que será a curto prazo, pelo Sailfish(ex-MeeGo).

    Não deixa de ser curioso que os Windows Phone da Nokia, segundo várias opiniões que constato, não tenham cativado ainda muitos dos actuais utilizadores da Nokia ou até que a fidelidade ao conceito "Anti-Apple" os afaste considerarem um Iphone.

    Pessoalmente tenho pena que a Nokia não tenha adoptado o Android ou ter prosseguido com o projecto MeeGo a par de ter lançado um sucessor para o N8(o Pure View 808) com poucos atributos face ao que existia já no mercado e pecando pelo design que nada chega perto ao do velhinho N8 anunciado ainda em 2009! :)

    ResponderEliminar
  3. Este inquéritos são giros e curiosos, mas obviamente não espelham a realidade do mercado, sobretudo porque o universo de pessoas abrangido é muito enviesado. Quem acompanha o Abertoatedemadrugada não é com certeza o utilizador comum, mas sim o interessado por tecnologias, pelo que à partida vai haver um peso maior de todo o tipo de tecnologias mais tecno-cênttricas.
    Um exemplo clássico disto são as sondagens que se fazem relativamente ao Linux em sites de tecnologia. Parece que tem sempre uma fatia razoável quando na verdade no mundo real não passa de 2 ou 3% do mercado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... mas também há aquele efeito de que o "utilizador comum" por normal tem um amigo ou conhecido mais "tecnológico" a quem recorre para se aconselhar na altura de comprar este tipo de coisas...

      Eliminar
  4. Eu acho que quem não lê o AaDM compra Androids low cost que levam a uma má experiencia e mais fácilmente mude de plataforma...
    Como não existem iPhones low cost as coisas não são equiparadas...

    ResponderEliminar