2013/04/04

Primeira Chamada de Telemóvel foi Feita há 40 anos


Hoje em dia tomamos como garantido puxar um pequeno telemóvel do bolso e fazer uma chamada para qualquer parte do mundo, ou ler emails e navegar na internet em ecrãs de alta-resolução (alguns dos quais com resolução FullHD), mas em tempos passados, a simples ideia de poder fazer uma chamada a partir de qualquer lado, com um telemóvel sem fios que pudesse ser facilmente transportado para todo o lado... parecia algo apenas possível em histórias de ficção científica. Aliás, importará recordar que a  primeira chamada de telemóvel foi feita há 40 anos - mesmo se para muitas pessoa, o simples acto de pegar naquele telemóvel seria um esforço considerável (pesava mais de 1Kg!)

Esse telemóvel viria a dar origem ao Motorola DynaTAC 8000x, o primeiro telemóvel disponível comercialmente, e a primeira chamada foi feita por Marty Cooper para um amigo que trabalhava na Bell Labs (empresa concorrente da Motorola).

Com autonomias sofríveis (apenas 30m de conversação, 8h em standby) e preços exorbitantes ($3,995 na altura, que se traduzem em mais de $9000 quando ajustados à inflacção para os dias de hoje), estes pioneiros servem para nos relembrar o quanto já se evoluiu desde então.

Comparado com essa época "pré-histórica", um qualquer smartphone actual parecerá um autêntico milagre, e ainda mais quando se considera o preço a que pode ser adquirido. Mas, é a isso mesmo que chamamos evolução; e daqui por mais 40 anos certamente olharemos para os equipamentos actuais com o mesmo "horror" com que agora olhamos para estes "tijolos" de 1973.

1 comentário:

  1. Mas com o tempo, acho que os telemoveis actuais irão voltar a ter mais ou menos o mesmo tamanho.. lol :D

    ResponderEliminar