2013/05/07

Google Glass com sensores que permitem Realidade Aumentada?


O Google Glass lá vai revelando alguns dos seus segredos a cada dia que passa, e hoje ficamos a conhecer alguns dos sensores que contém e que poderão potenciar aplicações no campo da realidade aumentada. Eu não chegaria ao ponto de lhes chamar sensores "secretos" como é referido, já que se trata apenas do tipo de informação que podemos obter em qualquer smartphone actual com acelerómetros, giroscópio, e bússola digital.

O "problema" é que no estado actual, a API de programação que o Google disponibiliza para o Glass não dá acesso a esta informação, e uma vez que também não deixam correr apps nativamente no Glass... não há forma oficial de poder aceder a estes dados.

Com estes dados sobre a orientação e movimento da cabeça do utilizador, seria teoricamente possível exibir informação no ecrã que parecesse ficar sobreposta no mundo real - um pouco ao estilo do que vemos em inúmeras demonstrações e apps de realidade aumentada, vistas através das câmaras e ecrãs dos smartphones. Mas, penso que realisticamente falando, isso é um tipo de app que apenas começará a ser explorado quando estiverem disponíveis chips como o AR Engine, que permitirão esse tipo de funcionalidade de forma contínua e sem afectar drasticamente a autonomia  (espera-se).

Por outro lado, o seguinte vídeo demonstra também uma coisa que pessoalmente me vai chatear no Glass... reparem no rainbow effect no display do Glass... Bem sei que o efeito fica exagerado ao ser filmado por uma câmara mas... bem que poderia ter usado OLEDs ou outra tecnologia sem os inconvenientes dos "refreshes".

2 comentários:

  1. Esperemos que a API não forneça ainda essa info talvez pelo facto de não estar ainda estável. Caso contrário a Google deixa de se distinguir da Apple que disponibiliza APIs públicas com inúmeras limitações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que as limitações se deverão apenas ao facto de tudo ainda estar muito "verde". Se o Glass tem a autonomia que tem com as limitações impostas... imagine-se quanto duraria com apps que pudessem "abusar" um pouco?

      É natural que o Google vá indo "devagar", e se adaptando em função das necessidades e exigências... e também daquilo que for tecnicamente possível.

      Qual seria o feedback dos utilizadores caso instalassem uma App de realidade aumentada nos Glass, que depois os deixassem sem bateria ao final de 30 minutos? :)

      Eliminar