2013/05/31

Monitor Asus 4K prestes a chegar


Se há muito se despediram dos monitores Full HD e já nem as 2560x1440 dos monitores de 30" vos chegam, preparem a carteira, pois está para breve a chegada do novo monitor ASUS PQ321 de 30.5" que nos oferece uma resolução 4K (3840x2160).

É uma resolução impressionante... mas que começa a perder algum protagonismo quando consideramos que temos ecrãs de 5" Full HD nos smartphones, e também portáteis e tablets com resoluções de 2560x1600 e similares. (Não que eu me esteja a "queixar"!) Mas, é mais que sabido que o "4K" vai ser novo HD desta década, e facilmente se percebe o interesse dos fabricantes, estúdios e demais envolvidos, em nos "incentivar " a comprar novos monitores, televisores e claro... (re)comprar todos os filmes que já tinhamos comprado em VHS, DVD e Bluray. Que agora nem serão "nossos" mais muito provavelmente apenas alugados e disponíveis em versões digitais sujeitas às restrições que eles bem decidirem impôr (como o Kinect a contar o número de espectadores na sala).

Como é costume, preparem-se para pagar esta nova tecnologia a peso de ouro... e sofrer com os problemas de juventude (algumas placas/sistemas operativos/drivers nem sequer suportarão esta resolução). Mas se o orçamento não for problema e tiverem o hardware à altura... previsivelmente nunca mais suportarão olhar para outro monitor!

Imagino que finalmente, com um monitor assim, se possa ter um Photoshop ou Premiere com todas as ferramentas abertas e prontas a usar, sem termos que nos chatear com ecrãs múltiplos ou redimensionamentos para que tudo caiba no ecrã - se bem que... por via das dúvidas, seria melhor terem dois ou três destes monitores lado a lado. ;)

Este PQ321 chega aos EUA no final de Junho, sendo de esperar que a Europa não fique esquecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)