2013/06/23

Depois do 3D... Vídeo Panorâmico em VR?


Depois de se experimentar os óculos de realidade virtual Oculus Rift e ver o campo de visão que proporcionam (embora ainda tenham que trabalhar na área da resolução e densidade dos pixeis) é impossível não se ficar a imaginar com todas as potencialidades que este tipo de sistemas tem, não só para aplicações profissionais e de entretenimento, como... muitas outras.

Por exemplo, em vez de se limitarem aos jogos, porque não usá-los para nos transportar para um ambiente real, levando o conceito de transmissões 3D a um nível completamente imersivo - bem mais do que o que nos foi "forçado" com a recente vaga dos modelos 3D. É que há quem esteja a trabalhar em gravação de vídeo "panorâmico" que permitiria aos espectadores com Oculus Rift (ou similares), a experiência mais próxima de estar realmente em certo local. Isto é, não só temos vídeo em 3D que ocupa todo o nosso campo visual, como podemos também olhar em nosso redor para ver o que se passa.



A primeira coisa que a maioria das pessoas sente ao experimentar os Oculus Rift é estranhar "não ter corpo", colocando os braços para a frente para ver se se os consegue ver. Isso acontece devido ao seu campo de visão que preenche quase completamente o que os nossos olhos vêem, e que nos faz sentir estar nesse "mundo" e não a usar uns óculos com umas pequenas janelas que nos deixam ver o lado "de lá", mas deixando-nos do lado "de cá". Isso já demonstra o nível de imersão que eles proporcionam... e sem dúvida que com vídeos deste tipo, ver um espectáculo ou um jogo de futebol (por exemplo), seria o equivalente a estarmos mesmo "lá"!

1 comentário:

  1. Também para quem trabalha, vai deixar de necessitar de 2 ou 3 monitores... com uma vista 360 tem espaço para muitas "janelas"... com uma cadeira que rode, teclado agarrado a ela... Kinect para ver as nossas mãos para poder-mos ter Touch no ambiente de trabalho... realmente o futuro! Já estou a salivar :)...

    ResponderEliminar