2013/06/26

Exoesqueleto Robótico Troca Metal por Músculos Pneumáticos


Quando se fala de exoesqueletos robóticos o mais certo é imaginarmos imediatamente volumosos fatos metálicos que permitem a qualquer pessoa executar tarefas sobre-humanas. Mas alguns investigadores decidiram abordar o problema por outra vertente e ampliar as capacidades humanas usando músculos pneumáticos que têm a vantagem de ser bastante mais leves e confortáveis de usar.

Embora este sistema não dê o apoio estrutural que um exoesqueleto rígido possibilita, tem como vantagens o seu peso mais reduzido e a possibilidade de - eventualmente - ser tão compacto que possa ser utilizado debaixo de um uniforme (para os militares), ou debaixo da roupa do dia a dia (para pessoas com dificuldades de locomoção que possam beneficiar desta assistência muscular extra).

Segundo os seus criadores, este sistema permite que o seu utilizador tenha uma força três vezes superior ao normal, permitindo caminhar durante muito mais tempo, mesmo em terreno acidentado - e o facto de não ter partes rígidas que limitem a sua gama de movimentos, torna-se muito mais versátil e confortável qualquer que seja a posição que o utilizador adoptar.

Já estou a a imaginar no futuro um soldado a virar-se para o outro e "Ei! Estás com falta de pressão de ar!"

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)