2013/06/06

Google Disponibiliza Teclado para Android com "Swype"


Os possuidores de Nexus já há algum tempo que estão a tirar partido do mais recente teclado do Google para Android que permite escrever deslizando sobre as teclas ao estilo do "Swype" (e também do TouchPal e o SwiftKey Flow). No entanto isso era algo que permanecia limitado aos equipamentos Nexus... o que não era lá muito simpático para uma plataforma que é suposto ser "aberta".

Agora o Google resolve esse detalhe, disponibilizando publicamente e gratuitamente o seu Google Keyboard para Android.

Este teclado tem layouts para várias dezenas de países, e dicionários para 26 línguas (incluindo Português) - algo que entra um pouco em conflito com a decisão do Google de disponibilizar (por agora) este teclado apenas em locais com língua inglesa. Mas, está prometido que em breve ficará disponível para mais países (e não me parece difícil imaginar que rapidamente surja um apk para instalação manual para os que não estiverem dispostos a esperar.

Embora eu sempre tenha sido um fã do Swype (e do TouchPal), a verdade é que com o teclado de "origem" no Nexus 4 a permitir fazer a escrita por gestos, nunca mais senti necessidade de nenhum deles - mesmo se por vezes este teclado insiste em não reconhecer algumas certas palavras, por mais que as tentemos "desenhar". Felizmente, é coisa que é suficientemente rara ao ponto de não me fazer reconsiderar ir buscar um dos outros.

[via Google+]

5 comentários:

  1. Bom dia Carlos...

    Ainda não testei, mas em http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2312204 existe a possibilidade de fazer download do apk para instalar...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sera que so é compatível com android 4.2 ? Estou com o 4.1.2 no meu S2 e no market indica que não é compatível....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais certo é ser do país... por enquanto está apenas activo para países de língua inglesa.

      Eliminar
  3. Tenho o swipe do google, mas não consigo deixa lo bilíngüe como em outros, como swiftkey, etc. É possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não... tem que se seleccionar a língua pretendida.

      Eliminar