2013/06/27

iOS7 também permite controlo com Gestos da Cabeça


Mais um pedaço de lenha para atiçar as habituais guerras de "quem copiou quem". No novo iOS7 foram descobertas opções para controlar o equipamento usando gestos da cabeça. Se se recordam, foi precisamente o tipo de coisa que foi anunciada com pompa e circunstância pela Samsung no seu Galaxy S4.

Mas no caso da Apple, a sua intenção não é que tal funcionalidade seja utilizada pela maioria dos utilizadores, mas somente para utilizadores com limitações físicas ou necessidades especiais, ficando relegada para o campo das acessibilidades. Como ponto contra, tem que os movimentos reconhecidos parecem obrigar a movimentos bastante exagerados da cabeça (quase que funcionará como sessão de musculação para o pescoço) - como ponto positivo, tem que é uma solução que funciona a nível do sistema e assim permite que seja utilizada em qualquer app do iOS (ao contrário do que acontece na solução da Samsung, onde o reconhecimento dos gestos e cabeça apenas funcionam nalgumas Apps da Samsung).

Idealmente, no futuro será possível definir-se muitos mais métodos de interacção: quer sejam por movimento da cabeça ou mãos, ou por voz, ou qualquer outra coisa; de forma a permitir o acesso à tecnologia por todos, e em particular aqueles que mais dela poderiam beneficiar e que muitas vezes ficam arredados devido a limitações físicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)