2013/06/28
Jovem de 15 Anos Inventa Lanterna Alimentada pelo Calor do Corpo
Que vos parece uma lanterna que dispensa pilhas e baterias, e que está sempre pronta a funcionar quando é preciso sem que nos tenhamos que preocupar se foi recarregada há pouco tempo? É essa a proposta da jovem Ann Makosinski que foi seleccionada como uma das finalistas do concurso de ciência do Google que desafiou jovens de todo o mundo,
A lanterna que ela inventou gera electricidade a partir do calor, bastando segurar nela para que os seus LEDs se iluminem. Se à partida poderá parecer algo que qualquer pessoa poderá inventar (os elementos peltier são capazes de gerar electricidade a partir da diferença de temperatura), a sua aplicação prática não foi assim tão simples - pois embora a potência gerada pelos elementos fosse suficiente... a voltagem não o era. Foram necessários meses de experiências e investigação até que finalmente conseguiu criar um circuito capaz de fazer o pretendido.
O custo do material para fazer uma destas lanternas é de apenas $26, que seria muito mais reduzido caso fosse produzida em massa. Talvez um dia destes se comecem a ver destas lanternas nas lojas (ou quem sabe... no Kickstarter! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)