2013/06/04

Motores de Busca Alternativos no Chrome



Uma funcionalidade que por vezes passa despercebida a quem usa o Chrome, é a possibilidade de definirem múltiplos motores de busca de acordo com as vossas necessidades. Embora o Google muitas vezes consiga encontrar aquilo que se pesquisa, há quem possa preferir que as pesquisas sejam feitas usando outros motores de busca ou sites específicos... e isso pode ser feito facilmente no próprio Chrome sem necessidade de plugins ou extensões adicionais.

Cliquem com o botão direito do rato na barra de endereços/pesquisa do browser, e seleccionem "Edit Search Engines" (editar motores de busca).

Terão acesso a uma janela (chrome://settings/searchEngines) onde poderão seleccionar qual o motor de busca que o Chrome usa como padrão, e também adicionar e criar os vossos motores de busca personalizados com atalhos para a sua utilização.

Por exemplo, imaginem que recorrem frequentemente ao IMDB. Poderão criar um novo motor de busca, dar-lhe o nome de "IMDB", definir o atalho como "imdb", e introduzir no URL de pesquisa o seguinte:

  • http://www.imdb.com/find?q=%s&s=all

(Este url de pesquisa pode habitualmente ser encontrado fazendo uma pesquisa no site respectivo, e depois olhando para o url resultante - substituindo a palavra que pesquisamos pelo código "%s", que será preenchido automaticamente pelo Chrome quando fizerem uma pesquisa.)

Depois de criarem este novo motor de busca, poderão usá-lo no chrome simplesmente escrevendo "imdb" no início da pesquisa (a barra de pesquisa automaticamente indicará que vai pesquisar no IMDB - como podem ver na imagem inicial do post).


Podem definir os atalhos como bem entenderem: por exemplo, caso dêem uso frequente à pesquisa no YouTube (cuja pesquisa já está criada mas com um atalho de "youtube.com"), poderão facilmente modificar o atalho para que seja apenas "YT" - e assim, com apenas duas letras extra antes da pesquisa, estão automaticamente na página de resultados do YouTube.

3 comentários:

  1. Uma forma ainda mais simples de adicionar estes motores de busca alternativos é na barra de pesquisa do site pretendido clicar no botão direito do rato e escolher "Adicionar como motor de pesquisa...", o Chrome seleciona o URL de pesquisa automaticamente.

    Estas dicas funcionam também para Firefox.

    ResponderEliminar
  2. Já agora para definirem o Google em PT-PT (normalmente vem em inglês e pesquisa no google.com) coloquem o motor de buscar predefinido como: https://www.google.pt/search?q=%s

    ResponderEliminar