Tal como apareceu... volta a desaparecer: a ESPN vai acabar com as transmissões de TV em 3D. O Yahoo vai reciclar os usernames inactivos há mais de 12 meses, dando oportunidade para que novos utilizadres (e já existentes) possam apanhar o que desejam; vimos o iOS 7 em vídeo, e também algumas das técnicas utilizadas pelo OS X Mavericks para poupar bateria; e preparamos a despedida final ao Symbian que morrerá oficialmente este Verão.
E agora, as notícias do dia:
Resolução do Wallpaper do OS X prenuncia chegada de Monitores 5K da Apple?
Parece que novamente descobrimos as intenções da Apple pela resolução das imagens. Antes do iPhone 4 estrear a moda dos "retina displays" de alta-resolução, essa intenção foi revelada pelo aparecimento de icons em resolução superior à normal. Com o anúncio do OS X Mavericks, o mesmo parece voltar a acontecer. A imagem de wallpaper do novo OS X apresentada no site da Apple tem a curiosa resolução de 5120x2880... que é exactamente o dobro da resolução dos actuais iMacs de 27" e Thunderbolt Displays (2560x1440). Algo que faz antever que iMacs e monitores de 27" Retina estejam para breve.
Portanto, se estavam a considerar comprar um destes produtos... talvez seja melhor esperarem mais uns meses, para não se arriscarem a fazer um investimento que ficará "ultrapassado" até ao final do ano. A moda da alta-resolução está para chegar aos monitores - o que faz todo o sentido, considerando que também nos televisores se vai começar a transitar (lentamente, é certo) do FullHD para os 4K.
PS4 já esgotada na Amazon
Sem surpresas, a Sony continua em alta na questão da PS4 vs Xbox One, e agora reforça ainda mais essa posição com a indicação de que as PS4 de lançamento já estão esgotadas na Amazon (ao contrário da Xbox One, que ainda aparece como disponível). Factor que parece indicar que o público ficou convencido tanto pela questão dos jogos usados, como pela não obrigatoriedade de ligação à internet, e - talvez ainda mais decisivo - o preço $100 inferior.
Embora a Xbox One continue a ser uma excelente consola, e tenha inúmeras funcionalidades extra enquanto "media center/hub" - faltará ver quantas dessas funcionalidades estarão disponíveis fora dos EUA. Não me parece fácil que a MS consiga trazer todas as coisas que anunciou na apresentação da Xbox One para todos os países europeus. E sendo esse o caso, será ainda mais complicado justificar a diferença de preço e as restrições adicionais face à consola concorrente.
App do Blogger para Android finalmente dá uso aos Tablets
Considerando a atenção (e os recursos) dados ao Google+, o Blogger do Google poderá ser considerado o "patinho feio" que fica esquecido a um canto. É um pouco frustrante ver que o Google nem sequer se dá ao trabalho de ter uma app minimamente decente do Blogger, e para o demonstrar basta ver que só agora a app passa a tirar partido do espaço extra disponível nos tablets Android.
E se pensam que esta actualização é um bom sinal... que dizer de uma app de blogging oficial... que nem sequer permite definir a data/hora para publicação de um artigo no futuro? Pois... ainda há muito, mas mesmo muito por fazer antes que a app do Blogger para Android (e iOS) atinja um nível minimamente aceitável.
Microsoft mostra-nos o Windows "por todo o lado"
A Microsoft parece finalmente ter reparado que um dos seus grandes trunfos é a "universalidade" da sua plataforma - aquilo que eu já venho a dizer há muuuuuuito - e lançou um novo vídeo publicitário em que em vez de mandar abaixo a concorrência com comparações absurdas, se foca nesse aspecto: dos utilizadores poderem ter uma experiência de utilização coerente nos computadores, tablets, smartphones, e até na sala de estar usando a Xbox.
Facebook abre novo Data Center super-eficiente na Suécia
Se a cloud é algo que para a maior parte das pessoas é "etéreo", não nos podemos esquecer que para tudo aquilo que despejamos na internet, é necessário haver servidores que processam e armazenam toda essa informação - e que custam muito dinheiro a manter. Por isso as grandes empresas procuram optimizar ao máximo o seu funcionamento, e chegando ao ponto de criarem o seu próprio hardware.
É esse o caso do novo Data Center do Facebook na Suécia, que utiliza apenas servidores concebidos pelo próprio Facebook, e que utiliza a mais recente tecnologia para ser o mais eficiente possível, obtendo um PUE (power usage effectiveness) de 1.07. O que significa que por cada watt de energia necessária pelos computadore, apenas é gasto 0.07Watts adicionais. Uma diferença substancial para o PUE médio de 1.8 que se tinha há alguns anos atrás nos data centers.
Curtas do Dia
- WhatsApp bate recorde com 27 mil milhões de mensagens processadas num dia
- As tácticas obscuras usadas pelo Path para obter popularidade
- Como fazer um robot que distribui sementes
- Twitter disponibiliza ferramante de "analytics" para os tweets (por enquanto só nos EUA)
- Tribunal Francês ordena Twitter a revelar identidade de utilizadores
- Novo Apple Airport Extreme permite trocar facilmente de disco
- O sistema de reconhecimento de fotos do Google
- Windows Azure passa a contar com autenticação 2-step
Resumo da Madrugada
- Google lança Cloud Print oficial para Android
- Bose lança headphones Bluetooth
- Estudantes criam quadcopter que procura origem de transmissões rádio
- ESPN abandona transmissões em 3D
- Vodafone Smart Mini dá-nos um Android por £50
- Yahoo vai reciclar usernames inactivos
- Facebook adere às #hashtags
- Nokia fará os últimos Symbian este Verão
- iOS7 em vídeo
- Como o OS X Mavericks poupa bateria
Pista para a t-shirt da semana: 1991
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)