2013/06/25

Notícias do Dia

Como usar os telemóveis como dinheiro sem necessidade de sistemas "complicado"; um smartwatch que pretende dar uso à voz e gestos para facilitar o uso dos smartphones; a Sony parte para a guerra dos phablets com o Xperia Z Ultra; o sistema lightning da Apple parece ter sido crackado definitivamente; e a bq actualizou os seus populares tablets.

E agora, as notícias do dia:

Samsung prepara Smartphones em Fibra de Carbono?


Um dos aspectos mais criticados nos equipamentos da Samsung é que que têm um aspecto demasiado "plástico" que contrasta com que os seus concorrentes como a Sony e HTC têm feito nos seus smartphones e tablets topo de gama. Pois em breve o "plástico" da Samsung poderá dar lugar a fibra de carbono, o que poderia ajudar a criar uma nova geração de equipamentos mais resistentes e leves... e com aspecto exclusivo.

... Parece-me uma excelente ideia. Vamos lá ver se chega a tempo do Galaxy S5. :)

Windows 8.1 já permite Shutdown do start button


O Windows 8.1 poderá não trazer (ainda) um start menu como se desejava, mas clicando-se com o botão direito no novo start button passamos a poder ter acesso rápido a inúmeras funções que têm feito desesperar alguns utilizadores, incluindo a possibilidade de se fazer o shutdown e restart da máquina!

Para além disso, está presente a opção de podermos arrancar o Windows 8.1 directamente para o desktop clássico, assim como desactivar os cantos de activação dos charms e mudança de apps nos cantos superiores direito e esquerdo. A versão preview do Windows 8.1 chega daqui por uns dias, estando a versão final para o público agendada para o final do Verão.


Novo iOS7 beta 2 chega ao iPad e iPad mini

Se estavam curiosos para ver como é que o iOS7 se mexia num ecrã maior (a versão beta inicial apenas funcionava nos iPhones), com a chegada da versão beta 2 já podemos satisfazer a curiosidade.




Skype abandonou sistema P2P para melhorar o serviço


O Skype utilizava um engenhosos sistema de peer-to-peer que promovia alguns dos utilizadores a "pontos centrais" que serviam também para fazer a ligação entre clientes que não pudessem fazer uma ligação directa. Estes super-nodes eram determinados automaticamente em função da velocidade da sua ligação à internet e tempo em que ficavam ligados - mas tinham também a particularidade acrescida de fazer com que fosse "impossível" à MS (ou qualquer outra entidade) poder "espiar" o que os utilizadores diziam. Esse sistema foi substituído  pela utilização de super-nodes controlados pela Microsoft, que fazem com que a empresa passa a ter total acesso a tudo o que passa no Skype - levantando as questões da privacidade.

Um dos responsáveis por essa mudança veio agora dizer que esta alteração se deveu principalmente a uma questão da qualidade e escalabilidade do serviço, e como forma de garantir que os utilizadores teriam sempre acesso a comunicações independentemente das existência ou não de outros utilizadores capazes de actuar como "super-nodes".


iOS7 "estraga" modo anti-captura SnapChat


Más notícias para o SnapChat, a app de partilha de fotos temporárias que se "auto-destroem" passados alguns segundos. Com o iOS7, houve uma pequena alteração que faz com que o sistema que era utilizado para detectar uma captura de ecrã deixe de funcionar. No iOS6, ao fazer-se uma captura de ecrã eram cancelados os eventos de toques no ecrã - e uma vez que a app pede para se pressionar continuamente no ecrã para ver a imagem, era fácil detectar a interrupção. Mas no iOS7, a captura de ecrã pode ser feita mantendo os toques no ecrã, tornando-se indetectável para uma app saber se foi "captada a sua imagem".

(Claro que a coisa acaba por ser irrelevante, pois ninguém poderia controlar se alguém teria usado outro smartphone para tirar uma foto ao ecrã do que está a mostrar a imagem do Snapchat, ou se utilizassem um dos vários truques disponíveis para o fazer.)


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada
E não se esqueçam que estamos a chegar ao final do Google Reader (no próximo dia 1 de Julho) , caso o utilizem não deixem de guardar um backup com os vossos feeds subscritos para os poderem transferir para outro serviço.


Dica t-shirt da semana: 57 6f 72 6b 62 65 6e 63 68

6 comentários:

  1. Fibra de carbono continua a ser plástico, plástico reforçado é certo, mas o que sentimos na mão continua a ser plástico. Parece-me mais uma jogada de marketing que propriamente uma grande vantagem para o consumidor. O mais certo será ser reforçado com uma pequena percentagem de "fibras curtas" de carbono, sem grandes custos acrescidos na produção, apenas para ser usado como estratégia de venda, mas estou só a adivinhar :)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Como era em carbono, fica mais leve e podemos poupar letras. ;)

      Eliminar
  3. "Windows 8.1 já permite Shutdown do start button"

    Este título é rídiculo, nã pela frase em si, mas porque parece uma funcionalidade revolucionária numa nova versão do Windows. Ao cúmulo que isto chegou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Acho que o pessoal anda informado sobre a novela do "start button/ start menu" do Windows 8 vs. 8.1

      E que a Microsoft está a reconhecer que fez asneira em impor o "mosaicos" também no Windows 8 para PCs sem ecrã táctil.

      Eliminar