2013/07/12

IFTTT chega ao iPhone



Boas notícias para os utilizadores do super versátil IFTTT com iPhones, este serviço de "receitas digitais" está agora disponível para iOS (em breve também chegará aos Android) e faz com que a sua utilização seja ainda mais simples.

Embora actualmente se assista a uma tendência retrógrada de alguns serviços de limitarem o acesso aos dados que disponibilizam, há muitos outros que compreendem e promovem tudo o que de bom se pode fazer com recurso à sua disponibilização. O IFTTT é uma ferramenta que permite que qualquer pessoa possa usufruir dessa versatilidade sem ter que se preocupar com coisas como APIs e programação, combinando como bem entender os "canais" de entrada com as "acções" de saída (ou usando qualquer uma das muitas "receitas" já existentes para os mais variados fins: por exemplo, receber um alerta do estado do tempo todas as manhãs; ou enviar automaticamente as fotos que colocarem no Flickr para o vosso dropbox, etc. etc.)


Com a app para iOS o IFTTT ganha três novos canais de entrada: as fotos do iOS (que podem ser diferenciadas entre fotos tiradas com a câmara frontal ou traseira, ou até screenshots); novos contactos; e lembretes.


A única coisa que continua a faltar - especialmente para os utilizadores mais avançados - seria uma forma de podermos criar as nossas próprias acções e canais de entrada, ou pelo menos modificá-los com base nos existentes. Por vezes é um pouco frustrante tentar fazer algo que queremos, descobrirmos que os serviços estão lá presentes... mas não permitem fazer exactamente aquilo que se deseja.

Mas sabendo-se que o objectivo principal é a facilidade de utilização, compreende-se que se tenha que sacrificar esta complexidade adicional - pelo menos por agora - e dar prioridade às necessidades mais em linha com o seu objectivo.

1 comentário:

  1. IFTTT, raio de nome. Afinal tem sentido "if this than that"

    Cria-se uma condição, se ela se verificar tem-se uma resposta automática. Dizem que já há muitas ... mas não todas as que se pretende.

    ResponderEliminar