2013/07/12

Notícias do Dia

A Nokia já revelou finalmente o seu Lumia 1020 com câmara de 41MP; a Samung mostra-nos como imagina um futuro onde não será preciso escolher entre um smartphone compacto ou um tablet, graças aos ecrãs dobráveis; para quem prefere viver no presente, a LG mostra-nos o ecrã Full HD para smartphones mais fino do mundo;

Se estiverem pelo Porto este fim-de-semana, não se esqueçam de dar um salto à 3ª festa da moto no Palácio de Cristal (entrada gratuita) - e seria uma óptima ocasião para levarem a nossa t-shirt oficial, embora a que estamos a oferecer hoje já não vos chegasse a tempo (e hoje não podem reclamar que o desafio seja difícil!)

Seguem-se as notícias do dia:


Nokia Pro Camera chegará ao restantes Lumia PureView


Na apresentação do novo Lumia 1020 com câmara de 41MP ficamos a conhecer a nova app de fotografia "profissional" que permite controlar todo o tipo de parâmetros, como o tempo de exposição e permitindo até a focagem manual. Como seria de esperar, era uma app boa demais para ficar limitada a uso exclusivo no Lumia 1020, e a Nokia já revelou que a Pro Camera ficará também disponível para os restantes Lumia Pureview (Lumia 920, 925 e 928) como parte da actualização que deverá ser lançada ainda este mês (e que incluirá também o regresso da funcionalidade de rádio FM que tinha ficado "esquecida" nos Windows Phone 8).


Caso queiram ver do que a nova câmara de 41MP é capaz, não deixem de espreitar as fotos disponibilizadas pela Nokia.




Google apoia Senador "anti-ciência" que nega impacto climático


O Google não se livra de polémicas, e agora está na mira dos que se preocupam com as questões ambientais, pois decidiu organizar uma campanha de angariação de fundos a favor do senador Jim Inhofe, que é tão somente uma daquelas pessoas que continua a achar que a poluição não tem tido qualquer impacto no nas alterações climáticas que se têm sentido nas últimas décadas.

O Google justifica este evento dizendo que embora discorde da posição do senador nessa área, há outras áreas em que os seus interesses são comuns - como o da criação de um novo data center no valor de 700 milhões de dólares. Já era sabido que o Google tem investido cada vez mais nas "politiquices" (seria inevitável para uma empresa com a sua dimensão)... mas quando se começa a ter que fazer pactos deste tipo, corre seríos risco de deitar por terra uma grande parte da credibilidade e reputação que criou nos últimos anos.


Taxa sobre CDs Virgens em disputa pela Amazon e UE


Não está fácil resolver o caso sobre o pagamento exigido à Amazon pelas taxas sobre os CDs e DVDs virgens, que revertem a favor dos direitos de autor (como também são cobradas por cá). A Amazon acha que esse pagamento é ilegal segundo as leis europeias e recorreu para o Supremo Tribunal Austríaco - que agora terá a difícil tarefa de decidir aquilo que por cá parece ser muitas vezes esquecido: como determinar se estes CDs e DVDs virgens são usados para fazer cópias de conteúdos de terceiros... ou tão somente usados para guardar dados pessoais.

Curioso que por cá o aspecto desta taxa "poder ser aplicada nalguns casos" foi traduzida para "é aplicada sempre e para todos"... mesmo quando usamos estes meios para guardar apenas as nossas fotos, e em cujo caso continuamos a pagar a "autor" por esse privilégio!


Projecto Português vence Imagine Cup



O projecto português For a Better World ganhou a Final Mundial da Imagine Cup 2013 promovida pela Microsoft, na categoria de Cidadania, marcando a primeira vitória nacional no evento (embora já o ano passado tenhamos estado no pódio).

Este projecto, idealizado e desenvolvido pela Ana Ferraz, aluna de doutoramento da Universidade do Minho, consiste num dispositivo portátil que permite identificar de forma rápida (5 minutos) e automática o grupo sanguíneo de uma amostra de sangue, auxiliando os profissionais de saúde em situações de emergência. Para além disso possibilita ainda a análise e realização de outros testes de pré-transfusão através dos quais se podem reduzir os riscos de incompatibilidade nas transfusões e as possibilidades de erro humano.

Uma excelente forma de terminarmos em alta as notícias do dia.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada


2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Tive o prazer de ter conhecido a Ana Ferraz e o seu projecto e só posso dizer que o prémio foi mais que merecido.

    ResponderEliminar
  2. Nunca pensei chegar ao dia em que iria dizer que a M$ tem se portado melhor que a google :S

    ResponderEliminar