2013/07/01

Notícias do Dia

A morte do Google Reader e a busca por alternativas; a Lycamobile acaba com o tarifário promocional e com a internet e chamadas ilimitadas;  vídeo holográfico a cores promete revolucionar a tecnologia dos ecrãs; e a Apple regista o iWatch no Japão (onde agora podemos visitar uma ilha fantasma no steetview).

Agora é tempo de ficarem com as notícias do dia:


Primeiro Firefox OS para o público começa a ser vendido amanhã


A Mozilla não quer perder tempo a trazer o seu Firefox OS para o mercado, e depois dos Geeksphone que eram destinados aos developers, chegam finalmente os primeiros smartphones Firefox OS destinados ao grande público. A partir de amanhã será possível comprar o ZTE Open em Espanha, por apenas 69€ - e que poderá ser o primeiro pequeno passo para que o Firefox OS se torne num sério concorrente aos sistemas mobile existentes.

Claro que para isso terá que convencer os consumidores a optarem por ele... o que poderá não ser tão fácil quanto isso considerando que também temos equipamentos Android a preços idênticos e até inferiores.



Huawei também prepara Google Edition do P6
Nem só a Samsung e HTC se poderão gabar de ter equipamentos "Google Edition", também a Huawei prepara um Ascend P6 Google Edition com Android "puro". Os Google Edition tornam-se assim em modelos "quase-Nexus" que as principais marcas poderão ter, para agradar aos puristas que não estejam interessados nas modificações e alterações que as marcas fazem aos interfaces.

Não sei até que ponto é que o público em geral estará consciencializado para as diferenças entre uma coisa e outra, mas assim sempre têm resposta para que fizer questão de ter um Android mais limpo.



Apple lança iWork Cloud beta

A Apple também quer entrar na edição de documentos na web (à semelhança do Google Docs/Drive e do novo Office 365 da MS), e para isso prepara o seu iWork para a iCloud, por agora disponível em fase beta para os developers.

Numbers, Page e Keynote estão com muito bom aspecto a correr no browser, e obviamente que todas as modificações e ficheiros são sincronizadas automaticamente entre os vossos computadores e dispositivos.


Nintendo perde disputa sobre o domínio WiiU.com


Poderá estar aberto um precedente que complicará a vida a muitas empresas. A Nintendo perdeu a disputa sobre a obtenção do domínio WiiU.com, que assim continuará a pertencer ao actual dono que o usa para fazer publicidade a produtos relacionados. Vamos lá ver como serão as coisas com o PS4.com e o XboxOne.com, já que também estes domínios pertencem a pessoas que se adiantaram às respectivas empresas.

No caso da MS, a empresa já apresentou queixa sobre os domínios XboxOne.com e Xbox1.com (embora, depois desta decisão, não sei até que ponto é que o WIPO poderá dar uma resposta diferente da que deu à Nintendo). Até ao momento a Sony não mostrou interesse no PS4.com.

E ainda relacionado com registos de nomes...


Nome SkyDrive da MS em risco na Europa


A SKY fez queixa do uso do nome SkyDrive pela Microsoft e ganhou o processo. A MS será assim obrigada a encontrar uma solução amigável para poder continuar a usar o nome, ou arrisca-se a ter que alterar o nome do seu serviço de armazenamento na cloud na Europa. Ao que parece a SKY acha ter direito sobre todo o tipo de "Sky" que venham a aparecer... pelo que tenham cuidado da próxima vez que olharem para o céu... não vá aparecer-vos uma multa no correio.

Quanto a sugestões alternativas para o SkyDrive... acho que com tanto nome registado com clouds e drives a coisa não vai ser simples. Talvez não fosse melhor usarem o que já têm "seguro", e optar por algo como MS Storage ou MS Cloud. O "drive" é coisa que sinceramente não me parece que faça sentido para empresas grandes como a MS e o Google... pois esperem mais uns anos até começarmos a ter automóveis mais inteligentes... e depois vai ser bonito tentar distinguir entre Google Drive - sistema de condução autónoma - e Google Drive - sistema de armazenamento na cloud. ;P


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

Pista da semana: apraH

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)