2013/07/31

Os poderes de Super-Espionagem da NSA


Ainda no seguimento do caso PRISM e da espionagem feita pela NSA (ou "alegadamente", se quiserem dar o benefício da dúvida) vão surgindo mais informações sobre os sistemas e ferramentas que utilizam, e que - a serem verdade - revelam o nível verdadeiramente assustador a que as coisas chegaram. Para a maioria das pessoas, espiar dados digitais é algo que é feito como nos filmes e séries, onde um "hacker" martela no teclado durante alguns minutos, e milagrosamente consegue tudo o que quer.

Na vida real a coisa é mais complicada, e para muitas coisas, os processos seriam tão complicados e seria necessário o acesso a tantas coisas tão variadas que... nem seria considerado possível. Mas Snowden diz que a partir de um simples email tinha acesso a todo o tipo de poderes, como poder fazer escutas de chamadas de qualquer pessoa... a partir de um simples endereço de email. Há quem diga que é impossível, mas olhando para as ferramentas como este XKeyscore que compila todo o tipo de informação que percorre a internet e é capaz de a pesquisar e relacionar... começamos a acreditar que afinal poderá ser possível.

Verdade ou não, o que me parece é que a simples suspeita de que tal possa ser possível vai levar a que muitas pessoas e empresas comecem a utilizar sistemas mais complexos para inviabilizar este tipo de espionagem. E embora não me pareça que alguma vez se possa ter um serviço 100% seguro, por agora agora bastará que seja "mais seguro" do que aquilo que a NSA (e outras agências governamentais) seja capaz de decifrar neste momento.

6 comentários:

  1. Carlos a única segurança possível com a Internet afins e simplesmente não colocar, nem usar nenhum tipo de comunicação electrónica para assuntos ou conteúdos que não queiramos expostos em praça pública... E mesmo assim estamos sempre sujeitos a outro tipo de espionagens... Ou seja a nossa mente e o único lugar seguro (ainda...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hã, só com um chapéu de alumínio :)
      https://www.google.com/search?q=chapeu+de+alum%C3%ADnio&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=C4v5UefdDciyhAfqiYGoDA&ved=0CDEQsAQ&biw=768&bih=886&sei=FYv5UcW5KtSXhQfmsoDQBw

      Eliminar
  2. Revejam a pág. 7 do "Electronic Frontier Foundation’s Third Annual Report on Online Service Providers’ Privacy and Transparency Practices Regarding Government Access to User Data"

    É do final de Abril deste ano. O que é que terá acontecido entretanto que leve as pessoas a rir-se a bandeiras despregadas desse relatório e a não acreditar na política de privacidade apregoada pelas grandes empresas, quase todas americanas, prestadoras de serviços de internet ?

    https://www.eff.org/sites/default/files/filenode/who-has-your-back-2013-report.pdf

    ResponderEliminar
  3. Carlos, curiosidade...o suposto mega datacenter onde estao a analisar tudo e aqui ao pe de minha casa (tipo, a uns 10kms de distancia) heheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu logo vi que tu tinhas que estar metido nisso. ;)

      Eliminar
  4. http://nsa.gov1.info/utah-data-center/

    ResponderEliminar