2013/07/21

Usar o Google como Proxy para aceder a Páginas Inacessíveis


A web foi concebida como um local de partilha de informação e conhecimento, mas cada vez mais somos confrontados com sites que limitam quem pode ver ou ter acesso à informação: dos sites que limitam as visualizações a certos países, a jornais que se escondem por trás de paywalls; ou ainda aqueles casos de empresas que bloqueiam o acesso a todos os sites "não autorizados".

Um método bastante simples e eficaz para ultrapassar essas proibições consiste em usar alguns serviços do Google como proxy.

O sistema consiste em algo tão simples como recorrer ao serviço de tradução do Google, enganando-o para que traduza da língua original para ela própria (temos apenas que especificar uma língua de origem diferente da que realmente tem):

  • http://translate.google.com/translate?sl=ja&tl=en&u=http://example.com/
Ou o Google Mobilizer, que era o serviço entretanto desaparecido que transformava sites web em versões mais amigáveis dos smartphones. O serviço já não existe, mas usando-se alguns URL ainda funciona:
  • http://www.google.ie/gwt/x?u=http://example.com/
Ou então recorrer ao Google Modules, um componente do também extinto serviço das homepages personalizadas do Google, e que neste caso tem a vantagem de permitir até fazer o download de ficheiros!
  • http://www.gmodules.com/ig/proxy?url=http://example.com/


No link referido poderão encontrar bookmarklets que poderão adicionar aos vossos browsers e facilitarão a utilização destes serviços, e desta forma poderão espreitar a web mesmo quando alguém vos tenta "fechar a porta".

1 comentário: