2013/08/22

Apple actualiza por engano Find my iPhone só para Developers

Ando eu tantas vezes a gabar o sistema de actualizações imediatamente disponíveis para todos na App Store (face ao sistema de roll-out gradual no Android), e eis que hoje tivemos o exemplo das "cagadas" que isso pode originar: a Apple indevidamente disponibilizou uma actualização para o serviço de localização Find my iPhone... mas que estava limitada apenas a developers.

Ou seja, um utilizador normal que a tentasse utilizar seria recebido por um pouco agradável aviso de que teria quer ser um developer registado iOS e ter o iOS 7 beta.


Mesmo assim... continuo a dizer que é preferível ter um sistema de actualizações imediatas. Se um erro deste tipo tivesse acontecido no Android, o developer poderia ter cancelado o update, e disponibilizar uma correcção. Mas para isso teriam havido igualmente milhares ou centenas de milhar de utilizadores que teriam igualmente servido de "cobaia" para detectar o problema.

Numa App Store que disponibiliza as actualizações imediatamente, haverá o potencial para chatear mais utilizadores... mas o que interessa é que tal como a versão errada foi disponibilizada de forma imediata para toda a gente, também uma versão corrigida poderia ser rapidamente disponibilizada para corrigir o problema.

Neste caso, nem sequer foi preciso uma actualização corrigida, já que o problema foi resolvido do lado da Apple, tendo afectado os utilizadores que tivessem tentado aceder ao Find my iPhone durante um período de cerca de uma hora.

Serve como exemplo de que um sistema de updates imediatos poderá originar uma "cagada imediata" para todos... mas também facilmente disponibilizará uma correcção imediata se tal for necessário. (Como referi recentemente, seria simples o Google arranjar um sistema que agradasse a todos sem perder as vantagens do sistema de roll-out gradual - bastando para isso que permitisse que os utilizadores mais aventureiros tivessem forma de forçar uma actualização imediata se não quisessem estar à espera da sua vez... coisa que pode demorar vários dias, ou até semanas!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)