2013/08/22

Ubuntu Edge fica a $19 milhões do Objectivo


Tal como se previa, a campanha de angariação do Ubuntu Edge chegou ao fim sem se aproximar do objectivo altamente ambicioso a que se tinha proposto. Os $12,812,776 conseguidos poderão ser um número impressionante por si só - e resultaram num valor recorde de angariações de crowdfunding - mas estão bastante distantes dos $32 milhões pretendidos.

Mark Shuttleworth não deixou de aproveitar o momento para partilhar umas palavras de optimismo, dizendo que o Ubuntu Edge foi uma iniciativa inspiradora que fez movimentar milhares de pessoas, levou à criação de comunidades, e ajudou a divulgar os objectivos pretendidos pelo Ubuntu Touch de fazer convergir "PCs e Smartphones" tornando-os num único dispositivo que podemos carregar connosco para todo o lado.

Ficará para sempre a dúvida se esta projecto pretendia realmente ser concretizado, ou se não terá passado de uma económica manobra de marketing que ajudou a espalhar o conceito pela comunidade tecnológica, sensibilizando-os para os futuros modelos que irão surgir, e sobre os quais recairá uma maior curiosidade agora que se criou a "ilusão" de um Ubuntu Edge que seria "a melhor coisa do mundo".

Na verdade... não iremos precisar de um Ubuntu Edge para isso. Tudo aquilo que ele prometia ter, surgirá certamente em qualquer um dos smartphones topo de gama que irão surgir em 2014. A grande questão que se coloca é se a chegada de maior sistemas mobile "abertos" para além do Android (como este Ubuntu Touch, mas também o Firefox OS) irá fazer com que passe a ser cada vez mais comum termos smartphones onde facilmente se possa optar qual o sistema que queremos correr. Se tal vier a ser o caso, passaríamos a ter nos smartphones o mesmo tipo de sistema que temos nos PCs, onde somos livres de instalar o sistema operativo que nos apetecer.

Poderá parecer um objectivo fantasioso por agora... mas quem poderá garantir que tal não venha a acontecer? Mas até lá, primeiro vamos ver que tal se comportam os Firefox OS e os Ubuntu Touch que chegarem ao mercado. E ver se este Ubuntu Edge irá deixar marcas para a posteridade... ou passará a ser considerado o mais mediático e publicitado vaporware da história recente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)