2013/08/11

Estradas Eléctricas na Coreia


Todos gostaríamos de poder circular em automóveis eléctricos não poluentes, mas a tecnologia actual faz com que este tipo de veículos ainda tenha algumas limitações que se podem tornar desesperantes - como por exemplo os tempos de recarregamento das baterias, ou da localização dos postos de carregamento. Na Coreia do Sul, estão a testar uma técnica diferente que poderia ser a solução ideal a curto prazo: estradas eléctricas que recarregam os veículos em andamento.

Este sistema irá recarregar autocarros eléctricos enquanto eles circulam, fazendo com que nunca tenham necessidade de parar para recarregar - e com a vantagem adicional de que assim podem carregar muito menos baterias, pois não precisam delas para ter uma autonomia alargada.

Cabos enterrados na estrada podem fornecer energia, transmitindo até 180kW de potência a 60kHz a uma distância de 16cm para as bobines colocadas na parte inferior dos autocarros. Outro aspecto que facilita a instalação deste sistema é de que estas zonas de estrada com cabos não precisam estar instalados de forma contínua - bastará estarem presentes em 5-15% do trajecto, simplificando imensamente a sua colocação no terreno.

Para todos os que estiverem preocupados em viajar por estradas que estão a irradiar electricidade sem fios, poderão também ficar descansados, pois o sistema só se liga quando detecta um veículo "compatível" a circular sobre cada zona.

... Faz-me lembrar os nossos velhinhos trolleys... só que agora com os cabos eléctricos enterrados na estrada em vez de se criar um emaranhado de cabos eléctricos sobre as estradas. :) (Embora haja sistemas que pretendem fazer renascer algo idêntico, como as auto-estradas eléctricas propostas pela Siemens).

4 comentários:

  1. Muito bom para ter em autoestradas permitindo assim fazer viagens longas com os veículos eléctricos!

    ResponderEliminar
  2. Bem, provavelmente, um sistema destes numa autoestradas era o custo de uma autoestrada.
    Parece que as outras opções são carregar as baterias com o veículo parado por curtos períodos, onde exista o carregador wireless.
    Daqui por umas décadas logo se vê.
    http://www.bbc.co.uk/news/technology-23603751

    ResponderEliminar
  3. Isto sai fora da Coreia e os homens do petróleo compram logo isso ;)

    ResponderEliminar