2013/08/10

Poderá o Google Glass custar $299? [Inquérito]


Desde o início que tenho dito que o Google vai ter uma surpresa quando disponibilizar comercialmente o Glass, que por agora tem estado reservado apenas a alguns clientes VIP e com um preço pouco convidativo de $1500 dólares que também faria com que ficasse fora do alcance da maioria dos utilizadores.

Ninguém duvida de que o preço é um dos factores fundamentais para que este Glass se torne num sucesso ou num autêntico falhanço (assim como a autonomia, e algumas funcionalidades básicas que o tornem realmente prático de utilizar no dia a dia e não apenas uma "curiosidade" que nos cansaremos de usar ao fim de umas horas). Considerando que é uma aposta a que o Google não se pode dar ao luxo de falhar, sob pena de criar má fama a toda esta nova geração de equipamentos wearable, o preço irá ser certamente um dos aspectos que o Google terá que considerar muito cuidadosamente.

Um analista analisou o custo dos componentes e disse que o Glass poderá ter um preço de apenas $299. Seria um preço excelente, mas parece que algumas fontes mais próximas do Google já vieram dizer que o preço será bastante inferior que os actuais $1500 de referência, mas não tão baixo quanto os $299. Onde irá o Google posicionar este novo produto, sabendo-se que isso marcará a referência para todos os outros fabricantes que também trabalham em produtos idênticos (ninguém quer ficar de fora desta nova "revolução" que nos irá libertar as mãos para usar a tecnologia mobile)? Será nos $399... ou irá fazer-se cobrar pelo investimento no desenvolvimento, e atirar o Glass para os $499?

Teremos que esperar para saber... mas o que é certo é que depois de ter prometido o Glass para o final do ano de 2012, aproximamo-nos a passos largos do final de 2013 ainda sem data oficial de lançamento para este Glass. Bem sei que de nada serve lançar um produto que não esteja num estado "pronto a utilizar" - e entramos na tal coisa de que o Google não poderá dar-se ao luxo de lançar um produto inacabado, sob pena de ser "trucidado" pela opinião pública... mas por outro lado, a paciência também tem limites.

Que expectativas têm para o Glass, e qual o valor que estariam dispostos a pagar por ele?

Actualização: já temos os resultados deste inquérito.

3 comentários:

  1. Eu penso que no início o preço deverá rondar os $750, não é propriamente barato, mas ainda assim vai vender milhões.
    Quando começar a aparecer concorrência digna desse nome, talvez a Google baixe o preço para abaixo dos $500.

    ResponderEliminar
  2. Viva

    Gosto muito de tecnologia em geral, mas ainda não atingi o objectivo de andar com uns glass..., chamem-me velho do Restelo, mas é o que sinto...

    ResponderEliminar
  3. Ansioso para que saia, mas só compro quando ver se realmente vale a pena comprar já. Tem que permitir fazer tudo como o smartphone. E tenho duvidas, por exemplo, ainda não vi se dá para navegar na internet e ler páginas web, ver videos, e estou achando que não... mas se der então compro logo :-)

    ResponderEliminar