2013/08/06

Fotocopiadoras Xerox Alteram os Números das cópias e scans


Habitualmente, tomamos por garantido certas coisas como, uma fotografia representar a cena que se estava a ver no momento em que foi captada a imagem, e uma fotocopiadora ser uma cópia o mais fiel possível do original. Infelizmente, nem sempre é o caso como agora se descobriu no caso de algumas fotocopiadoras/scanners Xerox WorkCenter.

Surpreendentemente, estes modelos parecem ter uma certa apetência para adulterar as cópias/scans substituindo blocos de números por outros.

Actualização: a Xerox já veio clarificar esta questão.


Se nalguns casos isso até poderia ter alguma desculpa (como no caso dos algarismos 6 que são frequentemente alterados para 8 - e mesmo neste caso, não seria admissível, pois há muitos outros algarismos 6 que permanecem correctos, o que demonstra que não se trata de falta de resolução), noutros casos a coisa é ainda mais grave pois o processo altera blocos completos de números por outros que existem noutras partes da imagem.

As causas são atribuídas ao sistema de compressão utilizado (JBIG2) que tenta encontrar blocos repetidos (ou semelhantes, dentro de uma margem de tolerância), e que nestes casos resultará numa tolerância demasiado elevada e que faz com que a impressora pense que aqueles blocos são idênticos, quando na realidade não são.

Neste tipo de equipamentos, penso que deveria ser evidente que não se deve/pode utilizar sistemas de compressão "lossy", e que deveriam ter recorrido a outro método que garantisse a máxima qualidade dos dados. Já imaginaram o potencial para desastre caso uma planta fosse erradamente copiada, com valores alterados que pusessem em risco vidas humanas? Já para não falar em todo o tipo de contas que tivessem que fazer com base em documentos copiados... e onde os números poderão não ser exactamente aqueles que se pensam que sejam.

Vamos ver qual será a resposta da Xerox a este caso. Actualização: já responderam.

1 comentário:

  1. Foram divulgados relatórios relativamente a erros na função de digitalização de alguns dos equipamentos de escritório Xerox, onde é referido que caracteres podem ser potencialmente substituídos por outros. Este facto não afecta as funções standard de impressão, cópia e fax. Na realidade, a grande maioria dos nossos clientes, não irá ser afetada por estas questões.
    Rick Dastin, presidente corporativo de Office and Solutions Business Group da Xerox, explica que medidas preventivas estão a ser realizadas junto dos clientes e o que a Xerox está a desenvolver para prevenir futuros problemas.
    Todas as actualizações em: http://xrx.sm/m95

    ResponderEliminar