2013/08/13

Hyperloop - Transporte Supersónico para o Futuro?


Elon Musk é um nome que poderão reconhecer facilmente, sendo um dos co-fundadores do PayPal, da Tesla Motors (dos automóveis eléctricos), e tendo até dado o passo para fora do planeta com o SpaceX. Agora propõe-nos um novo sistema de transporte futurista, que vindo de qualquer outra pessoa seria encarado como uma loucura e prontamente ignorado: o Hyperloop.


Na verdade... a ideia não é assim tão original, sendo possível regressar algumas décadas ao tempo em que os sistemas de transporte por tubos pneumáticos eram comuns e encarados como a solução para o futuro.

Para satisfazer a necessidade de transporte rápido entre cidades a distâncias até 1500km, e para evitar a criação de dispendiosos sistemas de comboios magnéticos, este Hyperloop recorre a um sistema idêntico de tubos de transporte com pequenas carruagens de transporte de passageiros, e com painéis solares que serão capazes de fornecer a energia necessária (e em excesso). Em vez de tentar manter um sistema de vácuo puro, no Hyperloop os tubos teriam apenas uma pressão atmosférica bastante reduzida mas mais fácil de atingir e manter.

Reduzindo-se a pressão do ar no interior dos tubos, os passageiros poderão viajar confortavelmente a mais de 1200Km/h sem desperdício de energia a combater o atrito do ar como acontece nos sistemas de transporte convencionais. Cada carruagem viajaria sobre uma almofada de ar ejectado pelos seus patins (e captado no "nariz" da carruagem; com novas carruagens a partir a cada dois minutos. Devido ao atrito reduzido, a carruagem poderia viajar durante 90% do tempo sem gastar energia (apenas usada na aceleração e travagem - sendo que esta última será também recuperada e reutilizada).


É uma ideia megalómana, sem dúvida, e que poderá nunca se vir a concretizar. Mas... aquilo que muitas vezes se pensar ser uma loucura acaba por ser apenas uma previsão que se vem a tornar na solução "óbvia" quando é implementada no futuro.

[via Ars]

3 comentários:

  1. Duas coisas:
    1. tens a ligação para ars com a menção wired;
    2. faltou-te uma menção importante - open-source. :-)

    @braço.

    ResponderEliminar
  2. Para mim o Elon Musk, Warren Buffet e Bill Gates juntos mais as respectivas equipas e grupos financiados provavelmente já fizeram mais pela sustentabilidade deste planeta que o resto do mundo.

    É por isso que quando me falam na visão do Steve Jobs me dá vontade de rir.

    ResponderEliminar
  3. Mas se ia haver "carruagens a partir a cada dois minutos" não haveria o risco de chocarem umas com as outras (bastava uma avariar por qualquer motivo e bum!). E quando uma parasse numa estação as que vinham atrás paravam também para manterem sempre a mesma distancia e não chocarem ??

    ResponderEliminar