2013/08/13

Ubuntu Edge luta para Atingir os 10 Milhões


As coisas não estão fáceis para o projecto do Ubuntu Edge no Indiegogo. Com apenas nove dias para terminar a fase de angariação, ainda nem sequer se atingiu o valor de $10 milhões - valor que representaria menos de um terço dos $32 milhões pretendidos. Ainda assim,  Mark Shuttleworth continua confiante e vem moralizar as "tropas", relembrando que estão prestes a atingir o recorde de maior valor angariado via crowdfunding (se superarem os $10.27 milhões) e pedindo para que os fãs e apoiantes façam um novo esforço para divulgar o projecto e incentivar amigos e empresas a juntarem-se ao mesmo.

Se não me parece difícil imaginar que o Edge consiga superar os $10.27 milhões para bater o recorde do crowdfunding, não posso deixar de achar que será um recorde inglório caso resulte num projecto que não atinge o objectivo e ficará por concretizar.

Permaneço bastante curioso para saber qual será o desfecho deste projecto. Pois há muitas considerações que daqui poderão resultar. Será que Mark Shuttleworth se prepara para "salvar o dia" ao último minuto, garantido que o projecto vai para a frente mesmo não sendo atingido o objectivo proposto inicialmente?

É que sinceramente não me parece credível que simplesmente deixe que este caso se torne num falhanço de proporções épicas, que será usado pelos "concorrentes" para demonstrar que não há interesse no Ubuntu OS e que menos de 2000 pessoas no mundo estão dispostas a investir num smartphone de topo com este sistema. Mas também me interrogo, será economicamente viável - mesmo que seja "sem lucro" - avançar com um projecto como este para criar apenas uma série de tão poucos milhares de equipamentos?

Vai ser interessante ver como é que tudo isto vai acabar, daqui por nove dias.

[Ubuntu Edge no Indiegogo]

2 comentários:

  1. O Mark já disse que não vai injetar dinheiro na campanha no Reddit e para além disso, isso seria uma violação das regras da IndieGoGo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há 1001 maneiras de "dar a volta" a isso... como arranjando "parceiros" que invistam.

      O problema é que mesmo que os 50 slots para empresas fossem preenchidos, ainda ficaria a faltar muito.

      Eliminar