2013/08/13

Londres Suspende Latas do Lixo que "Espiavam" Transeuntes


A sociedade moderna tem evoluído imensamente nas últimas décadas, mas alguns desses avanços poderão ser considerado algo preocupantes... como me parece ser o caso das "latas do lixo" em Londres, que tem entre as suas características serem "anti-bomba"! Mas não é sobre isso que vamos falar hoje, mas sim do facto destas latas de lixo tecnologicamente avançadas, com ecrãs e tudo, terem também a capacidade de identificar todas as pessoas que passem por elas carregando um smartphone.

À semelhança de muitos outros sistemas de identificação anónima, o que é feito é a identificação de cada smartphone - nada se sabendo sobre a pessoa a quem pertence. Não parece ser muito preocupante... até começarmos a "ligar os pontos": com uma rede destas latas espalhados pelas ruas, rapidamente começa a ser possível criar uma mapa da movimentação de cada pessoa, permitindo criar um perfil da sua movimentação diária.


Será o equivalente aos pórticos que temos nas estradas, e que permitem saber exactamente por onde passamos e quando o fizemos... mas aplicado às pessoas a passear por uma cidade.

A empresa responsável por este sistema diz que é o equivalente a quem visita um site, só que também os responsáveis pelo site poderão ver que alguém visitou o site, e se é um visitante que já lá esteve anteriormente - mesmo não tendo qualquer informação pessoal sobre ele. Mas, embora eu até seja tendencialmente a favor destas tecnologias, acho que é uma comparação infeliz, uma vez que a visita a um site é algo que uma pessoa faz activamente e expressamente; e outra coisa é estar a ser "seguido" quando se passeia calmamente pela rua sem nada fazer.

Por agora esta experiência foi suspensa, e espera-se que as questões da privacidade sejam salvaguardadas antes de algo deste género voltar a entrar em funcionamento. De qualquer forma, é melhor não se ter grandes ilusões. O que esta empresa estava a fazer com as suas latas do lixo é algo que começará a ser cada vez mais simples de fazer por qualquer empresa - ou até indivíduo - e com custos cada vez mais reduzidos. Mesmo que oficialmente este tipo de "tracking" venha a ser regulamentado, haverá sempre a possibilidade (bastante elevada) de que seja feito às escondidas - quer por puro motivo de curiosidade (alguém que monte um "receptor" na janela de sua casa para ver quantas pessoas com smartphones passam à sua porta), quer para outros fins.

Por outro lado... talvez fosse mais simples simplesmente "hackarem" os operadores de telecomunicações, ganhando assim acesso ao nosso histórico de localizações.

(Só não se esqueçam que será um pouco ridículo achar que isto é uma enorme invasão de privacidade... quando no Foursquare e Facebook estão continuamente a fazer check-in em todos os locais por onde passam! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)