2013/08/06

iOS7 pode ser Presente Envenenado para iPhones Antigos

O novo iOS 7 da Apple marca o caminho da marca para uma nova era nos seus iPhones e iPads. Mas há quem diga que este pode ser um passo que poderá vir a causar muitos arrependimentos.

Para além do iOS7 não estar disponível para os iPhones anteriores ao iPhone 4, o que efectivamente os irá "matar" (o que não agradará aos que compraram o iPhone 3GS o ano passado, ou a quem ainda dava uso a um iPad original), muitos developers olham para a total reformulação do design das suas apps como uma oportunidade para criarem uma app inteiramente nova - que poderá levar muitos deles a cobrarem por uma nova app em vez de actualizarem as existentes. Da mesma forma, a maioria dos developers disse que irá prepara as suas apps para o iOS7, mas somente metade disse ter intenções de continuar a manter compatibilidade com as versões anteriores do iOS

Já sabemos que a marcha da evolução não pára, e que realisticamente falando se torna complicado dar suporte continuado a equipamentos que já têm mais de três anos no mercado. Mas isso de pouco consolo serve aos que tinham comprado um iPhone "baratinho" na esperança de o poder usar por mais dois anitos... e que com a chegada do iOS7 nos próximos meses, poderão ser confrontados com a impossibilidade de usarem as mais recentes apps.

12 comentários:

  1. No mundo em que estamos, será que ainda tem alguém que compra um telemóvel lançado em 2009 e que queira ter aplicações atualizadas por mais dois ou três anos? Muito fez a Apple em ter o iPhone 3GS atualizado até os dias de hoje. Agora parece que não podemos dizer o mesmo de um tal Nexus S lançado dois anos depois. Será que os donos desses Nexus estão contentes com o Google?

    ResponderEliminar
  2. Carlos, desculpa, mas nao resisti....

    L M Fontana.... Ja ouviu falar em limitacoes do IOS por dispositivo?????
    Em que sai o novo IOS, todo xpto mas sem as novas funcionalidades nos dispositivos mais antigos???
    Amigo, ACORDE!!! E tudo igual no que toca a suporte!!! todas querem vender mais e mais....


    http://www.examiner.com/article/apple-details-per-device-ios-6-limitations

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre me ensinaram que mais vale ter pouco do que não ter nada.

      Eliminar
    2. Caro André

      Se calhar quem que tem que ACORDAR é você, que está fora do contexto. Quem aqui mencionou algo sobre novas funcionalidades? Estamos discutindo suporte a aparelhos lançados há anos. O que fiz foi uma comparação entre os dois softwares mais utilizados neste momento à nível mundial.

      Eliminar
    3. Aqui não se está a falar em softwares, mas sistemas operativos. É verdade que algumas marcas se descuidam e não atualizam os seus dispositivos, mas outas atualizam e muitas das novas funcionalidades não estão disponíveis... venha o diabo e escolha. No Android podemos ir à caça de uma rom mais actual ou mais a gosto. Mas todos sabem que, se não seguirem a onda de saída de equipamentos, é deixado para trás... é o mercado de consumo.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Aleluia que alguem me entende aqui :)

      Eliminar
  3. Anónimo6/8/13 21:22

    O ipad original já tinha perdido os upgrades na versão 5.1.1. Foi dos artigos que menos tempo de vida teve no mundo Apple.

    PS: escrito de um Samsung galaxy s2 prestes a fazer 2 anos de vida com Android 4.2.2 (com hipótese de upgrade para a 4.3)

    ResponderEliminar
  4. P.S. Escrito de um IPhone 3Gs, com 4 anos e com a última versão do iOS, a 6.1.3. Não vai ter actualização para o iOS 7,

    O pessoal que diz "Ah e tal, os malvados da Apple quando a actualizaram o 3Gs para o iOS 6 não lhe intrduziram as últimas novidades - o Siri. Não sei o que é pior, não actualizar ou actualizar só parte" não sabem do que estão a falar. O 3Gs podia de facto ter o Siri mas nunca funcionaria em condições. O motivo é simples - não tem filtros de ruído, basta haver algum ruído de fundo e o Siri (ou outra app "voice dictation") não apanha nada do que se diz. O mesmo noutros casos, por limitações de hardware.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um aparte: E quem é que realmente usa a Siri? :P Sabemos tão bem que é muito engraçado para experimentar e mostrar a uns amigos um par de dias, mas nada mais que isso. Assim como tantas outras funcionalidades nos Android...

      Eliminar
    2. Carlos Ferreira, eu uso o Siri todos os dias, sobretudo para mandar o Iphone tocar música e para o mandar ligar para quem quero. Ocasionalmente também o uso para me dar indicações de direcção, quando estou perdido nalgum sítio.

      Eliminar
    3. OK :) Mas penso que serás a excepção :P

      Eliminar