2013/08/06

Resistive RAM quer tornar memória Flash Obsoleta


Ainda hoje falávamos dos avanços no fabrico de memórias Flash em 3D, mais compactas, fiáveis e rápidas, mas... e se em breve o próprio conceito das "Flash" fosse ultrapassado por algo imensamente melhor? As promessas de novos tipo de memória não volátil e mais rápidas que as memórias Flash são algo que já nos acompanham há vários anos, mas o que é certo é que até ao momento ninguém as conseguiu concretizar. Uma empresa - a Crossbar - diz que está prestes a fazê-lo com as suas resistive RAM.

Segundo eles, a Resistive RAM possibilita ter um chip com capacidade de um Terabyte no espaço de um chip convencional, oferecendo velocidades 20x superiores às memórias flash, e consumos muito reduzidos mesmo quando em modo de escrita (e tal como as flash, mantendo o estado da memória sem gastar energia). A empresa diz que as suas RRAM poderão ter velocidades de 140MB/s em escrita - mas estranhamente, apenas 17MB/s em leitura, com velocidade de acesso de apenas 30ns. (Acho estranho o valor de leitura ser tão baixo... mas pode ser que seja apenas um engano e na realidade seja 170MB/s - esperemos!)

O processo de fabrico também parece ser bastante simples, com o primeiro protótipo a ter sido feito em apenas três anos. Vamos lá ver se é mesmo desta que um novo tipo de memória revoluciona o mercado que tem sido dominado pelas memórias Flash... ou se não passa de mais uma promessa que depois acaba por nunca ser cumprida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)