2013/08/06

Apple e Samsung dominam o mercado


O caso Samsung/Apple é algo que assume proporções quase "religiosas", com fãs de ambos os lados a levarem bem a peito toda e cada acusação e processo que é lançado de parte a parte. Este gráfico mostra o motivo por que tal acontece, revelando que Apple e Samsung são afinal as duas únicas empresas que partilham os lucros do desejado segmento dos smartphones. Enquanto a Samsung passa a barreira dos 50% e tendo uma evolução que vai "comendo" a parte da Apple, todos os restantes fabricantes encontram-se "fora da escala".

O problema deste cenário é que, independentemente do campo em que estiverem (Apple ou Samsung), parece-me que nada de bom poderá surgir quando temos um duopólio, onde qualquer uma destas empresas pode facilmente manipular o mercado em função dos seus próprios interesses. Portanto, em vez de se congratularem com qualquer vitória ou derrota que estas empresas têm nos vários processos em Tribunal, talvez seja melhor pensarem se é realmente isto que querem para o futuro do mercado dos smartphones. Um mercado onde de um lado temos a Apple com a sua habitual tendência para fazer apenas e só o que bem lhe apetece... e do outro lado temos uma Samsung que... faz o mesmo.

Com a Samsung a representar cerca de metade da plataforma Android... achariam assim tão inconcebível que daqui por uns tempos começassem a arrastar a sua clientela para o seu próprio sistema, se tal for no seu interesse?

É que infelizmente parecem começar a ser cada vez mais raros os casos de empresas que tendo prometido guias de conduta do tipo "do no evil" que não se tornem depois vítimas da sua própria dimensão e vontade de maximizar os lucros... mesmo tendo que redefinir um pouco o sentido das palavras (ao estilo "irrevogável"). E mesmo se também já temos tido tristes casos de múltiplas empresas que conspiram entre si para dominar o mercado, sempre me parece mais saudável que existam uma meia dúzia delas que permita (real) concorrência no mercado, do que ter apenas um ou duas com todo o poder. E muito provavelmente, as novas gigantes que vão surgir... são marcas chinesas.

9 comentários:

  1. A questão é preocupante, pois sendo necessários com investimentos cada vez mais avultados para o lançamento de um equipamento realmente de topo, pode-se dar o caso de apenas os "tubarões" lançarem algo de jeito. Relativamente às "guerrinhas" de fanboys digo que costumo ter uma posição bem fria acerca dessas empresas. Encaro-as como provedoras de produtos que me interessam. Se elas são "cool" ou "do no evil" não me interessa, desde que os seus produtos me agradem. No dia em que isso não ocorrer mudo para outra sem nenhum remorso.

    ResponderEliminar
  2. Não estava a perceber o gráfico. Correspondem ao do quadro do link abaixo. Lê-se: a Apple ficou com 53% dos resultados e a Samsung com 50%. Dá mais de 100% porque enquanto as duas tiveram lucro, a Blackberry teve resultados negativos (prejuízos) correspondentes a -1% e a Motorola a -2%. Os restantes "ficaram em casa".

    Acho uma certa graça à discussão "O Android está a triturar a Apple". Na verdade é "A Samsung está a triturar os outros construtores Android que, para sobreviver, têm que vender ao preço de custo ou com prejuízo".

    Estes números são estimativas, porque as empresas não apresentam resultados por produtos. Por exemplo, no caso do iPhone, estimou-se que os lucros que dava representavam metade dos lucros globais da Apple. Obviamente tanto pode ser metade como outra % qualquer. Mas, em geral, há acordo em que só a Apple e a Samsung estão a lucrar com o negócio dos smartphones.
    http://appleinsider.com/articles/13/08/03/apple-inc-ipad-is-obliterating-samsung-googles-android-in-tablet-profits

    ResponderEliminar
  3. Concordo completamente, sempre fui um fã do S.O. Android por á primeira vista me parecer bastante democrático. O que é certo, é que o Google está perder o controlo sobre o seu próprio S.O. . Com uma posição privilegiada que poderia ter, através da Motorola, acabou por deixar ficar as coisas nesta situação.
    Sinceramente, por mais que me custe admitir a Apple ganha bastante por ter um eco-sistema fechado onde muitas aplicações são exclusivas/optimizadas para os seus equipamentos, (acaba por perder porque não é fácil fazer as optimizações para todos os seus próprios equipamentos, tal como diz o Carlos no artigo "iOS7 pode ser Presente Envenenado para iPhones Antigos").
    A solução do Google podia bem ser um sistema misto (um eco-sistema fechado dentro do aberto), mas de uma forma que não pusesse em causa o "do not evil".
    Na prática poderia implementar isto com um "namoro" com a Nvidia e a plataforma Tegra.
    Não é certo que resultasse, mas com o melhor de dois mundos (aplicações exclusivas e optimizadas/plataforma aberta), talvez houvesse oportunidade para recuperar mercado para a Motorola.

    ResponderEliminar
  4. "são afinal as duas únicas empresas (...) entre os restantes fabricantes Nokia, Blackberry, Motorola e HTC"
    Assim, é que está correcto.
    Não sei qual a base para tal gráfico mas esta representatividade é de bradar aos céus!
    Então por onde andam SONY, ASUS, ACER, LG, LENOVO, HUAWEI, ZTE!?
    É que todas estas tiveram lucros neste segmento embora uma mais que as outras. Também é reconhecido que a LG e SONY tem sido salvas por este segmento para saírem do vermelho que outras áreas de negócio lhes tem imposto nos últimos tempos.
    Atenção que não quero de forma alguma contrariar o pressuposto de que Apple e Samsung são as que mais lucram neste mercado mas sim que não são as únicas, ok?

    E isto apenas com o recurso às marcas mais famosas mas não faltam exemplos de empresas menos conhecidas com sucesso neste mercado como por exemplo a Yulong que apenas no mercado chinês vendeu mais neste trimestre do que Nokia+Motorola+Blackberry+HTC juntas!
    Como é óbvio unidades vendidas é diferente de montantes ou lucros mas convém não esquecer que todas estas empresas apresentam relatórios embora, para além de difícil acesso, não coincidem com as datas praticadas nos EUA e outros países "ocidentais" mas entre as mais conhecidas todas tiveram lucros com especial destaque para Lenovo.
    Este (propositado?) desconhecimento do enorme mercado que é a China e outros países emergentes por parte destes analistas leva a que com premissas erradas levam a conclusões erradas mas se ter uma noção da enormidade deste mercado em que a Apple e Samsung perdem significativamente:
    http://venturebeat.com/2013/08/06/apples-iphone-now-7th-in-china-the-worlds-biggest-smartphone-market-with-4-8/
    Note-se os "outros" que ocupam o primeiro lugar onde sem dúvida Android tem uma significativa maioria - mesmo tirando uns super-optimistas 5% para WP/Blackberry/Linux/BADA/*** ainda restam 25% de aparelhos ostentando o verdinho robot.
    E repara bem que a China tem cerca de 33% do mercado mundial, mais do dobro das vendas dos EUA, e completamente arrasa os restantes países!

    Esta análise que apresentaste na notícia é por demais leviana para ser levada a sério. Não pretendo de forma alguma afirmar que outras também não tem os seus defeitos mas pelo menos o universo é muuuuiiinnnnttttooo maior e embora com diferenças andam muito próximas umas das outras o que traduz num enorme afastamento da notícia que te serviu de base!

    @braço.

    ResponderEliminar
  5. Com a pressa, aconteceram alguns erros que agora também não os vou corrigir. Apenas queria deixar aqui uma alteração para salientar (por isso em maiúsculas) algo que reforça o sentido da frase:

    "Yulong que apenas no mercado chinês vendeu mais neste trimestre do que Nokia+Motorola+Blackberry+HTC juntas EM TODO O MUNDO!"

    @braço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens também o caso da nossa bem conhecida Oppo, que também tem sido caso de sucesso "explosivo".

      No entanto, para além de eu ter terminado o artigo a referir precisamente a vertente chinesa, não invalida que a divisão dos lucros se mantenha maioritariamente como aparece no gráfico (e atenção que não estou a defendê-lo - pois usei-o apenas como referência, e não como "verdade absoluta", que este tipo de dados - como bem referiste - são sempre estimativas).

      Bastará ver que o custo de produção de um smartphone acaba por ser praticamente o mesmo, quer seja um modelo "chinês" ou um Samsung. No entanto, enquanto um modelo chines é vendido a preço bastante mais reduzido (menor lucro), um modelo de marca é vendido com margens de 100% ou mais.

      Ou seja, quando pegas em 10 milhões de Galaxy S vendidos, uma marca chinesa teria que vender 100 milhões (ou mais) para obter lucro idêntico devido às margens mais reduzidas.

      Eliminar
    2. Quanto à Oppo, desculpa-me duvidar que vendam tanto como as que aparecem no site que liguei.
      Quanto ao resto, o que eu contesto é o "apenas" e tal como já referi anteriormente nem sequer ponho em causa que Apple e Samsung tenham a sua parte de leão. Porém, as leoas andam à caça mas também se sentam à mesa neste festim...
      O que é mais extraordinário nesta situação é que este gráfico, exclusão à Apple e Samsung, pega precisamente em quatro empresas que neste momento estão moribundas e que quase arriscaria a prever que pelo menos 2 ou 3 irão morrer em breve enquanto se esqueceram de todas as outras que também lucram neste segmento!
      Mesmo reconhecendo que todas as outras ganhem muito menos não achas estranho que tenham pegado apenas em zombies para tirar ilações que em nada correspondem com a realidade?

      Sempre que se vê uma discussão em que entre Nokia aprecem sempre uns "entendidos" cuja opinião se baseia em "ah e tal se Nokia optasse por Android também não se safava - era mais uma...". Ora, de facto o que pode depreender é que após 3 anos não se viu nada e não fora as enormes reservas que tinham a esta hora já estavam fechados. Relembro que a Nokia tinha mais de 70% do mercado chinês e atentando a estas recém-chegadas, Lenovo e Yulong, que num mais curto espaço de tempo de menos de 2 anos com Android vendem mais num trimestre que a Nokia num ano e meio!
      Perante estes números, só apenas eu a pensar que caso tivessem optado por Android poderiam neste momento estar a ocupar o 2º ou 3º lugar deste mercado?
      E nem sequer falo em tablets (extraordinariamente a Apple, embora continuando a ser o maior fabricante, começou a andar para trás perdendo o iOS o habitual domínio) que aí a Nokia nada tem para oferecer...
      Quando saírem os "números" destas empresas orientais talvez possamos falar melhor mas vaticinar que a Lenovo anda na casa de dois milhares de milhão de USD neste trimestre, em smartphones e tablets Android, não deverá andar muito longe da realidade. E que também ganha mais do que a Apple no mercado chinês também poderá ser uma possibilidade...

      @braço.

      Eliminar
    3. Pode vender menos que as que referiste... mas pelo que dizem, a Oppo é a 2ª empresa com mais lucros.
      ... Poderemos dizer que será a Apple chinesa - vende menos mas lucra mais? ;)

      http://www.gizchina.com/2013/07/24/oppo-becomes-2nd-most-profitable-phone-company-in-china/

      Eliminar
    4. Hum...
      A ser verdade sim - Apple chinesa... :-)
      E quem será #1?
      Talvez não seja arriscar muito atirar com Lenovo para cima da mesa.

      Uma das notícias que me mandam mais frequentemente é "tomar de assalto o mercado "ocidental" de smartphones e tablets. Agressivamente". Cá os espero mas todos deveriam seguir as pisadas da Oppo no mercado europeu.

      @braço.

      Eliminar